Visando fomentar o debate da interdisciplinaridade das pesquisas foi realizado no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) o Seminário de Pesquisa Qualitativa. O evento foi organizado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a participação de professores, mestrandos, doutorandos e convidados.
Foram realizadas as palestras “A contribuição da pesquisa qualitativa no desenvolvimento participativo de estratégias e inovações da saúde”, ministrada pela professora Virgínia Schall, do Instituto René Rachou/Fiocruz, “Filões para o método clínico-qualitativo considerando os significados psicológicos atribuídos a processos de adoecimento”, proferida pelo professor Egberto Ribeiro Turato (Unicamp), “Os modos de ser educador qualitativo: contribuições fenomenológicas”, pela professora Matilde Meire Miranda (UFMG) e “Profissionais de saúde como colaboradores e sujeitos na pesquisa qualitativa”, pela professora Kimberly Marie Jones (Funorte).
Houve ainda a mesa-redonda “Avanços em pesquisa qualitativa aplicada à saúde” e uma exposição de pôsteres temáticos.
A professora Cristina Andrade Sampaio, da comissão científica, salientou que “a pesquisa qualitativa vem ganhando importância nas áreas das ciências humanas, sociais, biológicas e da saúde nas últimas décadas”. Ela adiantou que um dos objetivos do evento foi sua contribuição com o avanço do conhecimento, através das discussões sobre os diferentes métodos de pesquisa qualitativa e sua aplicação.