Conteúdo do Site Antigo

Seminário discute criação de rede para combater a violência sexual

By DTI

May 14, 2013

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Montes Claros e o Conselho Tutelar promovem, na próxima sexta-feira (17/05), o II Seminário “Tecendo Redes para o Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, que tem, entre outros objetivos, orientar os atores da rede de proteção, nas áreas de saúde, educação e assistência social, dos procedimentos a serem adotados nos casos de suspeita de ofensa sexual. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras do evento.

A programação acontecerá no auditório da Escola Técnica, no bairro Alto São João, a partir das 13 horas, e apresentará, dentre outros pontos, a cartografia da violência sexual infanto-juvenil, além das palestras “Identificação da ofensa sexual em criança e adolescente”, a ser ministrada pela psicóloga Valéria Wolker; “Impacto da Violação no processo das Unidades Acolhedoras”, com a assistente social Ludmila Medeiros de Abreu, e “Defesa da vítima e responsabilização do violador em uma perspectiva judicial”, a ser ministrada pelo promotor de Justiça em Montes Claros, José Aparecido Gomes.

O novo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Montes Claros, professor Edenilson Durães (Unimontes), explica que o assunto merece cada vez mais a atenção da sociedade.

“A sociedade precisa agir rapidamente e de forma coordenada para enfrentar este grave problema. Acreditamos que a atuação conjunta será capaz de minimizar a ocorrência de abusos contra crianças e adolescentes”, defende o presidente do conselho.