Com um universo de 500 estudantes envolvidos diretamente com pesquisas, entre bolsistas e voluntários, além de alunos do ensino médio, a Unimontes debaterá a importância da iniciação científica na vida acadêmica e profissional. O Seminário de Iniciação Científica será realizado na próxima terça-feira (6 de junho), às 16 horas, no Auditório do Prédio 6, no campus-sede.
O evento é aberto aos alunos que já estão inseridos nos programas insitucionais e para aqueles que têm interesse de fazer parte das atividades de iniciação científica no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. Não será necessário se inscrever para participar do evento.
Além de apresentar o Comitê de Ética da Universidade e o trabalho da Revista Unimontes Científica, entre os destaques na programação do Seminário está a divulgação das modalidades de bolsas que a instituição oferece por meio dos programas desenvolvidos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das iniciativas institucionais.
A professora Sônia Ribeiro Arrudas é coordenadora de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, e explica a necessidade do evento: “as pesquisas científicas são de suma importância para a formação do profissional de nível superior e contemplam as diversas etapas da pesquisa científica. Dessa forma, passar a ser um diferencial a inserção dos acadêmicos na iniciação científica ainda no ambiente da graduação”.
MODALIDADES
A Unimontes possui o Programa Institucional de Iniciação Científica (PROINIC), com seis modalidades de bolsas definidas a partir da natureza dos convênios. Com recursos da própria instituição, são oferecidos o BIC/UNI e o BIC/Campi (para alunos de cursos fora do campus-sede) e em convênio com a Fapemig, a Universidade oferece bolsas por meio do PIBIC e BIC-Júnior (para estudantes do ensino médio e profissional).
Junto ao CNPq, as bolsas são ofertadas com os programas PIBIC, PIBIC nas Ações Afirmativas (para ingressos por meio do sistema de reserva de vagas), e PIBIC-EM (para os alunos do ensino médio) e o PIBITI (para as áreas de inovação e tecnologia). A Unimontes conta, ainda, com a Iniciação Científica Voluntária (ICV), sem remuneração.
PALESTRAS
Durante o Seminário, o público acompanhará cinco temas específicos: “Iniciação Científica – modalidades de bolsas e órgãos de fomento”, com a professora Sônia Ribeiro Arrudas; “Importância da Iniciação Científica nos Programas de Pós-Graduação”, com professor Rômulo Soares Barbosa, do curso de Ciências Sociais e do mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social, e “Comitê de Ética”, com a professora Simone de Melo Costa, professora do Departamento de Odontologia e pesquisadora sobre os temas “Bioéticas” e “Trote”.
E ainda: “Revista Unimontes Científica”, com a professora Alessandra Rejane Ericson de Oliveira Xavier, doutora em Ciências Biológicas e editora da publicação; “Experiência da Iniciação Científica na Unimontes”, com a mestranda Débora Faria de Léllis, egressa da Unimontes e bolsista de iniciação científica em algumas modalidades de bolsas.