Estimular e promover pesquisas sobre o fenômeno religioso no Norte de Minas. Este é o objetivo central do I Seminário de Iniciação Científica Petcre e do I Encontro de Pós Graduação em Ciências da Religião, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza a partir desta quinta-feira (20/10), no auditório do prédio 2, no campus-sede. A programação se estenderá até o dia seguinte, com apresentação de pesquisas de acadêmicos dos diversos cursos da instituição, além de uma sessão do Cine Club Pet.
A iniciativa é do Programa de Educação Tutorial, com apoio do departamento de Filosofia. Outras metas do seminário visam debater questões sobre a cultura e a religiosidade sertaneja, “além de incentivar o multiculturalismo no âmbito do curso de Ciências da Religião”.
No primeiro dia, a programação estabelece para a manhã o credenciamento dos participantes e apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres. À noite, a partir das 19 horas, será realizada a palestra “Etnografia como método interpretativo da cultura e religiosidade sertaneja”, com os professores João Batista de Almeida Costa e Cristina Borges.
No dia 21, pela manhã, nova sessão de trabalhos científicos, pela manhã; às 13h30, reunião do Cine Club Pet; e às 19 horas, palestra “O debate multicultural como perspectiva para o estudo das Ciências da Religião”, com os professores Ênio Brito (PUC-SP) e Irene Dias de Oliveira (PUC-GO).
Às 21 horas, o lançamento do livro “Umbanda Sertaneja”, de autoria da professora Cristina Borges, da Unimontes. A obra aborda a articulação entre a cultura, religiosidade e identidade no sertão do Norte de Minas, a partir dos Estudos Pré-coloniais. Mais informações no departamento de Filosofia pelo telefone (38) 3229-8237.