Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Seminário debate a questão do idoso na comunidade

A importância da integração entre pessoas de todas as faixas etárias com a terceira idade, chamada de intergeracionalidade, está entre os temas relacionados para o I Seminário Integrado do Programa Idade da Prata, da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades acontecem entre esta quinta-feira (8) e a sexta-feira (9), no auditório e nas salas do prédio 1, no campus-sede.

O evento reunirá professores, geriatras, acadêmicos e convidados de entidades e projetos com atuação junto à população idosa de Montes Claros e do Norte de Minas. Além de debates sobre o tema central e esclarecimentos acerca dos direitos dos cidadãos acima dos 60 anos, haverá palestras e oficinas de arte e cultura nos dois dias de seminário.

SOBRE O PROGRAMA

Implantado há 16 anos, o Programa Idade da Prata é uma ação extensionista do departamento de Política e Ciências Sociais para incentivar atividades lúdicas, físicas e culturais às pessoas da terceira idade. Não há um número permanente de beneficiados, uma vez que o quadro é renovado a cada ano, com a ampliação e adequação de demandas. Em 2011, foram abertas 160 novas vagas.

A coordenadora do programa, professora Maria Soledade de Arruda Lima, destaca o seminário como um espaço eclético para o debate sobre o papel do idoso na contemporaneidade e o seu relacionamento com pessoas de diversas idades, além de proporcionar momentos de integração entre os participantes e entidades da sociedade de Montes Claros como “o Conselho Municipal do Idoso” e a “Associação dos Aposentados e Pensionistas”, dentre outras.

PROGRAMAÇÃO

As palestras e os debates ocorrerão na parte da manhã e à noite, enquanto as oficinas serão realizadas no período vespertino. Os trabalhos serão iniciados no dia 8, às 8 horas, com a palestra “A importância da integração entre Idosos e demais gerações para as próximas décadas”, a ser proferida pela psicóloga Maria Márcia Bicalho Noronha. O encerramento está previsto para a sexta-feira, com a palestra “Importância da religião na vida do idoso”, a ser ministrada pelo professor Antônio Alvimar de Souza.