“O Ensino de Arte no Brasil: Metodologias e Currículos”. Este é o tema da conferência que a professora doutora Ana Mae Barbosa, considerada a maior autoridade em Arte Educação no País, ministrará na abertura do VIII Seminário de Pesquisa em Artes da Universidade Estadual de Montes Claros. Será nesta segunda-feira (1º/10), às 19h30, no espaço OAB Eventos, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Bairro Ibituruna.
Com programação até o dia 4, o VIII Seminário faz uma abordagem central às “Trajetórias e Inovações Curriculares” e marca as comemorações dos 30 anos do ensino superior em Artes no Norte de Minas. O Seminário presta homenagem à professora Marina Lorenzo Fernandez, fundadora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF) e responsável direta pela criação da Faculdade de Educação Artística (Faceart) – vinculada à antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, bem como os professores precursores dos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro.
As inscrições ainda estão abertas para palestras e mesas redondas, como também para os minicursos de Teatro e Artes Visuais pelo site oficial do evento.
PIONEIRA
Os organizadores destacam que Ana Mae Barbosa foi à responsável pela elaboração e implementação da “Abordagem Triangular”, que prevê o ensino de artes por meio das vertentes: 1) o fazer artístico, 2) a contextualização histórico/crítica e 3) a apreciação artística. Docente na Escola de Comunicação e Letras e com trabalhos à frente do Museu de Arte Contemporânea da USP, ela também é pioneira no ensino associado aos museus brasileiros.
As atividades prosseguem no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e nas salas e auditórios do prédio 2, do campus-sede, com palestras, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, lançamentos de livros, exposição de artes visuais e intervenções artísticas.
O evento é coordenado pela professora Dilma Marques Silveira Klem, do Curso Artes Visuais (Departamento de Artes/Unimontes). Dentre os livros anunciados para lançamento durante o evento estão “Despir o outro: uma análise dos processos de encenação, direção e interpretação”, do professor Homero Faria; e “Teatro Infantil: Mariazinha e o Lobisomem, O menino e as estrelas, Tranchanchan e o bicho troncho, O boi de todo mundo”, da professora Terezinha Lígia.