Em debate, inserção de profissionais no mercado de trabalho
Discutir a inserção no mercado e o papel social do zootecnista. Esta é a proposta da Semana do Zootecnista, do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Janaúba, que será realizada no período de 11 a 13 de maio, pelo sistema virtual. O evento é organizado pela Coordenação do Curso de Zootecnia (Departamento de Ciências Agrárias). O tema central é “O Zootecnista da Unimontes em Ação”.
A iniciativa marca a comemoração do Dia do Zootecnista (13 de maio), envolvendo acadêmicos e egressos. O encontro contará com a participação de ex-coordenadores do curso. As atividades poderão ser acompanhadas pelo canal do Departamento Agrárias no Youtube.
“A intenção é mostrar que a Zootecnia da Unimontes não para e onde existe um zootecnista ou um estudante de Zootecnia da Universidade, há uma ação que muda o entorno”, afirma a professora Auriclécia Lopes de Oliveira Aiura, coordenadora da graduação em Janaúba. Ela salienta que o evento também visa mostrar que o profissional da área “cumpre om seu papel social de produzir com qualidade”.
No dia 11, a partir das 19 horas, estará em debate “A atuação profissional do Zootecnista”. A palestrante será Célia Regina Orlandelli Carrer, conselheira e ex-presidente da Associação Brasileira dos Zootecnistas (ABZ). Ela também vai falar sobre a importância da entidade.
No dia 12, também a partir das 19 horas, haverá uma roda de conversa com os ex-coordenadores do curso de Zootecnia. “Será um momento de recordar a construção do curso Zootecnia Unimontes para que os nossos acadêmicos e egressos possam conhecer e se identificarem no caminhar dessa história que possui percalços e vitórias”, afirma a professora Auriclécia Lopes de Oliveira Aiura.
Histórico do curso de Zootecnia
Autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual 41.807/2001, o curso de Zootecnia da Unimontes teve as suas atividades iniciadas no primeiro semestre de 2002, em Salinas, a partir de convênio entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Escola Agrotécnica Federal de Salinas (incorporada pelo Instituto Federal do Norte de Minas/IFNMG). Em 2006 a graduação foi transferida para o Campus de Janaúba.
Em 2020, o curso de Zootecnia recebeu a nota 4 no Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade), do MEC.
Ao longo de 19 anos de história, o curso já teve 301 profissionais graduados em 15 turmas. Atualmente, a graduação conta com 160 acadêmicos matriculados, em 10 períodos. A Universidade conta também com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Zootecnia.
PROGRAMAÇÃO
Semana da Zootecnia 2021O Zootecnista Unimontes em Ação
Dia 11 de maio – 19 hsTema: Atuação profissional do Zootecnista
Dra. Célia Regina Orlandelli CarrerConselheira e Ex-presidente da ABZ.
Dia 12 de maio – 19 hsTema: Trajetória do Curso de Zootecnia Unimontes
Roda de conversa com os ex-coordenadores, professores:Vicente Ribeiro Rocha Junior, Marcos Koiti Kondo, Fredson Vieira e Silva, Antonia de Maria Filha Ribeiro, Hélida Christhine de Freitas Monteiro (Campus Unimontes Janaúb), Robson Helen da Silva (Instituto Federa Sudeste MG/Campus Barbacena) e Edilson Paes Saraiva (Universidade Federal da Paranaíba/UFPB).
Dia 13 de maio – 19 hsTema: O Zootecnista Unimontes no Mercado de Trabalho
Egressos do curso de Zootecnia: Benara Carla Barros Frota (4ª turma/2008),- Consultora na área de lácteos; Vanice Mendes de Souza (7ª Turma/ 2011) – Agente de Microcrédito Rural do Agroamigo do Banco do Nordeste; Angel Amaral Seixas (12ª Turma/2013), consultor e idealizador da página Pastagem e Ciência; Fábio Gonçalves Caetano (19ª turma/2017), coordenação de nutrição e rastreabilidade de bovino de corte do Grupo Cunha; e Jéssica Duarte Ramos Fonseca (22ª Turma/2018), Fábrica de Ração Agrominas Produtos Agropecuários).
Como assistir: pelo canal das Ciências Agrárias da Unimontes no Youtube