“Serviço Social e a defesa do direitos: Nossa profissão se constrói no coletivo”. Este é o tema da Semana da/o Assistente Social, que a contece na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 10 a 13 de maio. O evento marca a comemoração do Dia do Assistente Social (15 de maio).
A iniciativa é da coordenação do Curso de Serviço Social da Unimontes, contando com o apoio do Seccional Montes Claros ) e outros parceiro, envolvendo professores, acadêmicos e profissionais da área. O tema em debate segue as diretrizes do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, além de questões do cotidiano regional.
O encontro é promovido pelo sistema virtual. As discussões são transmitidas pelo canal do curso de Serviço Social da Unimontes no YouTube.
A assistência estudantil é o assunto em discussão na Semana da/o Assistente Social nesta quarta-feira (12/05). A partir das 19 horas, haverá a mesa-redonda “Assistência estudantil e necessidades educacionais: onde estamos e para onde vamos?”.
Um dos participantes do debate é o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros. A mesa redonda tem ainda como convidados os professores Carolina Poswer de Araújo Camenietzki, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Maria Isabel Gonçalves Bezerra (mestranda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Grazielle Nayara Felício Silva, assistente social do Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Campus Capivari. A mediadora será a professora Gabriela Ruas, da Unimontes.
Nesta quinta-feira (13/05), 16 horas,será realizada a mesa redonda sobre o tema sobre o tema “Assistentes sociais em defesa da vida no campo e na cidade pelos povos originários e comunidades tradicionais”. Sábado (15/05), as 16 horas, será promovido o debate virtual “ Nosso trabalho em defesa da vida e das políticas públicas no campo e na cidade”.
Momento de lutas
A professora Leni Silva, docente curso de Serviço Social da Unimontes – e doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lembra que o 15 de maio, além das comemoração do Dia da/o Assistente Social, “tem se afirmado como momento de lutas indispensáveis para a profissão e sua relação com a sociedade.
Ela ressalta que, desde os anos do 2000 temas como a defesa de um orçamento público; das políticas de Estado e em especial a luta contra o racismo, a LGBTobia como outras defesas em favor da dignidade da pessoa humana são marcos para a categoria.
Neste ano, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MG) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) escolheram para discussão na comemoração da data o tema central “Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais “.
Serviço: Semana da/o Assistente SocialEvento em comemoração ao Dia da/o Assistente SocialComo assistir: pelo canal do curso de Asssistente Social da Unimonteshttps://www.youtube.com/channel/UCZkeJkJiLdCrhTBUjAQXTWw