“Um sonho que se concretiza e que, futuramente, atenderá uma demanda reprimida de engenheiros em nossa região”. Foi com essa perspectiva que o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, abriu oficialmente a I Semana da Engenharia da Unimontes, na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do prédio 6, no campus-sede. Na oportunidade, ele destacou o funcionamento pleno dos cursos de Engenharia Civil e de Sistemas no âmbito da instituição.
O evento prosseguirá até a próxima sexta-feira (21), com palestras e minicursos ministrados por especialistas em temas como mobilidade, produção, sistema viário e oportunidades de mercado. O reitor João Canela destacou o momento atual em que vive a Unimontes, que tem se pautado pela qualidade no ensino superior a partir do contexto regional, com o oferecimento de cursos a distância, além de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
O reitor João Canela acrescentou, ainda, que é necessário manter o entusiasmo gerido em relação às engenharias mesmo diante de adversidades. “Temos necessidades urgentes de formação em nível superior. E os nossos parâmetros regionais nos deixam entusiasmados e satisfeitos com a iniciativa como a criação dos cursos”, considera o reitor.
FORMAÇÃO SUPERIOR
Coordenador da I Semana da Engenharia, o professor Narciso Ferreira dos Santos observou que “a formação das primeiras turmas nos respectivos cursos contribuirá positivamente com a academia e, principalmente, com a sociedade”.
Aluno do 2º período de Engenharia Civil, o acadêmico Lucas Colares considera o evento extremamente válido na medida em que o curso já apresenta iniciativas inovadoras e “de reconhecimento de temas interessantes como a sustentabilidade”. Na mesma linha de pensamento, o acadêmico também do 2º período, mas do curso de Engenharia de Sistemas, Jean Santos afirma que “o mais importante do evento é o fato de ser um marco para novas discussões”.
A palestra do engenheiro eletricista e presidente do Senge, Raul Otávio Pereira, sobre “Os novos rumos da Engenharia”, encerrou a programação dessa manhã, juntamente com a apresentação cultural do Grupo Folclórico Saruê, da Unimontes.
QUINTA-FEIRA – O Fórum “Mobilidade Urbana” abre as atividades nesta quinta-feira, às 9 horas, com os professores Narciso Ferreira, Guilherme Augusto Guimarães e Iara França, da Unimontes, e a engenheira Ivana Cólen Brandão, da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros.
Os exemplos de controle de tráfego e planejamento viário da cidade do Rio de Janeiro para eventos com o Pan-americano, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos serão comentados pelo professor Rômulo Orrico, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), às 14h30. O engenheiro André Soares Dantas, diretor técnico da Associação Nacional de Transporte Urbanos (NTU) ministrará logo em seguida a palestra “Experiência de Mobilidade nas Cidades de Porte Médio”.