“As Perspectivas para o Desenvolvimento do Norte de Minas”. Este é o tema da XV Semana de Economia da Unimontes, aberta oficialmente na noite dessa quarta-feira (28/8), em evento no auditório do prédio 6, do campus-sede, com a participação de mais de 220 pessoas. A vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, que também integra o Departamento de Economia da Unimontes como docente, presidiu a solenidade.
Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira, com minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos de acadêmicos da graduação, de mestrados e doutorados, professores e pesquisadores.
A programação neste ano recebe o nome da economista e professora aposentada da Unimontes Sueli Furtado, com reconhecimento ao mérito profissional e à dedicação ao ensino superior.
Ela receberá homenagem oficial no encerramento das atividades, nesta sexta-feira (30/8), evento que terá, ainda, uma menção especial por parte da Universidade aos 60 anos de existência da Sudene.
Na palestra de abertura, com moderação do professor Marcos Fábio Martins, o pesquisador Luiz Alberto Esteves, economista-chefe do Banco do Nordeste e coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), fez uma análise sobre o capital físico e o capital humano e acerca dos aspectos da análise custo/benefício para investimentos.
Esteves, que já foi consultor para os Ministérios da Justiça e Planejamento, ressaltou, ainda, as peculiaridades dos países em desenvolvimento sobre a limitação no acesso a capitais a partir da incidência do direito de propriedade, que impede a mobilidade do investidor.