Cuidado! Não existe mais segredo, diria Julian Paul Assange, o jornalista e ciberativista australiano, membro do WikiLeaks, que ficou famoso pelas denúncias e vazamento de informações de vários governos no mundo.
A introdução é apenas um alerta aos usuários da rede mundial de computadores, mas também para destacar que foram abertas nesta quarta-feira (25/11) e seguem até quinta-feira (26) as atividades do HashTech, evento tecnológico promovido pelos acadêmicos do 7º período de curso de Sistemas de Informação da Unimontes. Nesta primeira edição, o tema é “Segurança da Informação”. Tudo a ver com o WikiLeaks, não?
O evento discute aspectos relacionados à tríade integridade, disponibilidade e confidencialidade. Além disso, o HT promove a interação entre acadêmicos, professores e profissionais na área. Nesta quinta-feira, são oferecidos minicursos e palestras que abordam diferentes aspectos da área de SI e como são aplicadas em diversas áreas do conhecimento. Vale lembrar que as palestras são gratuitas e abertas para todos.
Entre os temas abordados nos minicursos e palestras estão “Orquestração de Servidores (professor Alysson Steve Lacerda), “Hacking: ataque e defesa” (professora Mirla Rocha), “Aspectos gerais da segurança da informação” (professor Rafael Lima), “Engenharia Social: uma ameaça à segurança da informação” (Mirla Rocha).
Já nesta sexta-feira, haverá uma nova rodada de minicursos e palestras. Pela manhã, de 8h ao meio-dia, o minicurso “Desenvolvimento com Código Seguro” (professor Gregory Pacheco); à tarde os inscritos participam de novo minicurso sobre “Criptografia” (professor Rodrigo Caetano).
Para encerrar o evento, a coordenação do curso receberá para um “Hangout” (evento com transmissão on-line) o professor Eduardo Moreth, que abordará o “Direito Digital e Crimes Cibernéticos”, de 19h às 20h. Na sequência, o professor Eduardo Diniz faz palestra sobre “Segurança em Dispositivos Móveis”.
UM EVENTO POR SEMESTRE
Coordenadores do HashTech, os acadêmicos João Paulo Pereira Nery e Dandara Pinheiro Guerra explicam que o evento é uma proposta do coordenador do curso de Sistema de Informação da Unimontes, professor Renê Veloso, que sugeriu a realização de um evento na área a cada semestre na Universidade, a exemplo do “IT Coffee” – que já está em sua segunda edição.
“É uma experiência nova e uma espécie de correria que não estamos acostumados, mas que de certa forma mobiliza e reúne os acadêmicos para esse tipo de debate”, revelam.
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site oficial do evento www.hashtech.unimontes.br. O evento conta com a parceria da Empresa Júnior do curso de Sistemas de Informação da Unimontes (Infobits), ATS Informática e da NetTec Networks. Mais informações pelo site oficial do evento http://www.hashtech.unimontes.br.