O secretário de Estado de Trabalho

Conteúdo do Site Antigo

Secretário aponta a Unimontes como melhor executora do Projovem Trabalhador no País

By DTI

September 19, 2012

“Agradeço a parceria com todas as entidades participantes do Programa ProJovem Trabalhador, em especial, a Unimontes que se tornou referência na execução do programa para todo o País”. As palavras são do Secretario de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, Hélio Augusto Martins Rabelo, durante encontro com empresários e parceiros do Programa “ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã”, realizado na manhã desta terça-feira (18/09), no salão de eventos do Max Min Clube.

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade, que contou com as presenças de dirigentes de entidades, empresários, parceiros e estudantes inscritos no Programa.

No município de Montes Claros, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), parceira da Unimontes, é a executora das atividades, com o benefício direto para 2,1 mil jovens entre 18 e 29 anos, com cursos de qualificação profissional. Durante o evento, o público pode conhecer a importância da absorção da mão de obra capacitada pelo Programa nos diversos cursos ministrados.

Ainda de acordo com o secretário Hélio Augusto Rabelo, “o Governo do Mato Grosso do Sul está interessado em aplicar o modelo adotado pela Fadenor” nas ações do ProJovem Trabalhador naquele estado. “Unimontes é, atualmente, a melhor entidade executora do Projovem no Brasil”, afirmou Hélio Augusto Martins Rabelo.

O reitor João Canela destacou as mudanças constantes no processo de crescimento do mercado de trabalho no País. “Em meio aos investimentos recentes feitos nas áreas do conhecimento e da tecnologia precisamos investir também, de forma séria e competente, na formação de nossos jovens para que tenham pleno acesso ao mercado de trabalho por meio da capacitação e profissionalização”, observou.

Representando os estudantes inscritos no Programa, o jovem Donizete Sales agradeceu a oportunidade e enalteceu a necessidade de melhorar o desempenho profissional. “Não queremos apenas trabalhar. Queremos muito mais que isso: atender ao mercado de trabalho que está aí, exigente e competitivo. Queremos também ser cidadãos éticos e responsáveis e alcançar um futuro melhor”, ressaltou o estudante.

O sucesso do programa também foi manifestado pelo deputado estadual Carlos Pimenta e pela coordenadora regional do ProJovem Trabalhador, Maria Salete de Souza Nether, além do superintendente administrativo da Fadenor, Wilson Atair Ramos e do gerente da Regional Norte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG-Norte), Ézio Darioli. Na oportunidade, o consultor interno de Recursos Humanos da MRS Logística, Renato Vilarinho, ministrou palestra “Gente e Estratégia – Fator Crítico de sucesso”.

SOBRE O PROGRAMA

O Projovem Trabalhador atende 15 mil estudantes com idade entre 18 e 29 anos em 107 municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 18 arcos ocupacionais. Entre os municípios participantes da qualificação profissional a população do campo também participa em 23 deles.

O programa é uma iniciativa do Ministério do Trabalho. Em Minas Gerais, conta com o suporte do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e, no município de Montes Claros, tem a Fadenor, que auxilia a Unimontes, como sua parceira. Desde julho de 2012, com diversos cursos de qualificação e capacitação, o Projovem Trabalhador atende em Montes Claros 2,1 mil pessoas entre 18 e 29 anos – cujas famílias possuem renda per capita inferior a um salário mínimo e que ainda estão fora do mercado de trabalho.