Projeto sugere a interação por meio de jogos eletrônicos neste período de distanciamento na pandemia
Cada vez mais comuns e com uma tendência ainda maior neste período de isolamento social, por causa da pandemia do Novo Coronavírus, os “e-sports” – jogos eletrônicos que são disputados de forma online – podem ganhar, em breve, uma competição de grande porte em Montes Claros.
A sugestão foi apresentada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer à Unimontes, durante a visita do titular da pasta, Igor Gustavo Dias, à reitora em exercício da Universidade, professora Ilva Ruas de Abreu, nesta quinta-feira (21/1), no campus-sede.
A ideia é embrionária, mas novos encontros em fevereiro, após o início das atividades letivas de 2021 na Unimontes, darão sequência à formatação da proposta. Conforme a professora Ilva Ruas, além destes dois parceiros, a ação poderá ter a adesão de professores e acadêmicos dos cursos das áreas de Sistemas de Informação e de Ciências da Computação, da Unimontes e do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), respectivamente.
MAIS PARCEIROS
Outro associado seria o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), assim como a Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, com a proposta de creditação curricular para as atividades de formatação, organização e realização do torneio de e-sports. Outros potenciais parceiros estão nos projetos extensionistas e de pesquisa que a Universidade tem e são associados à gamificação.
“Estamos diante de um período de restrições e, ainda sem uma visibilidade de como as coisas retomarão as condições ideais para as atividades presenciais. Por isso, vamos abraçar as propostas neste sentido para que possam amenizar os efeitos do distanciamento social”, considerou a reitora.
Egresso da Unimontes, onde foi também presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o secretário Igor Dias lembrou que os jogos eletrônicos estão, a cada dia, mais comuns e mais abrangentes, independente da idade. “Há uma grande vontade para que as competições presenciais retornem à normalidade, mas ainda devemos ter prudência em uma situação de pandemia. Por isso, pensamos nos jogos eletrônicos como nova alternativa esportiva, porque fomentam a interação e não quebram as regras estabelecidas para se prevenir os riscos da Covid-19”.