Conteúdo do Site Antigo

Seção MG da Associação Nacional de História discute em Jornada a Reforma do Ensino Médio

By DTI

June 30, 2017

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta da “escola sem partido”, e a reforma do Ensino Médio entram em discussão na Universidade Estadual de Montes Claros na próxima quarta-feira (5/7), na II Jornada de Ensino de História, promoção da Associação Nacional de História/Seção Minas Gerais – Anpuh/MG. O evento acontece no auditório do prédio 6, no campus-sede, com a atividades pela manhã, à tarde e à noite.

A chefe do Departamento de História da Unimontes e presidente da Anpuh/MG, professora Helena Papa, explica que o evento tem como objetivo fomentar as discussões sobre assuntos que, atualmente, são preocupação imediata para a categoria dos professores de História, sobretudo, no que diz respeito à garantia de um ensino público de qualidade.

Ela destaca que a meta é reunir professores, acadêmicos e outros interessados para o debate sobre a “(Re) formulação da Base Nacional Comum Curricular”, juntamente com a proposta do Movimento Escola sem Partido e a reforma do ensino médio. A entrada é gratuita.

A iniciativa conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História e da Diretoria de Documentação e Informações (DDI), além do Departamento de História da Unimontes. A professora Helena Papa lembra ainda que a jornada é um evento preparatório para o Encontro Estadual da Anpuh/MG, que será sediado na Unimontes, ao final de julho e início de agosto de 2018.

Pela manhã, no horário das 9 às 10 horas, haverá a mesa redonda “Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de História”. Participam do debate as professoras Ana Paula Caldeira e Miriam Hermetto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

À tarde, das 14 às 16 horas, acontecerá a discussão sobre o tema “Desvelando a Escola sem Partido e a Invenção da Ideologia de Gênero – contra os Microfascistas e em apoio à professora Marlene de Faveri”. O assunto será debatido pelos professores Felipe Cazetta, Cláudia Maia e Alex Fabiano Jardim, da Unimontes.

À noite (19h30n às 22 horas), será promovida a mesa redonda sobre “A Reforma do Ensino Médio e o Ensino de História”, com a participação dos professores ngelo Assis, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Keila Carvalho, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Mônica Amorim, da Unimontes.

SERVIÇOII Jornada de Ensino de HistóriaPromoção: Associação Nacional de História/Seção Minas GeraisQuando: quarta-feira (05/7)Onde: auditório do Prédio 6, campus-sedeDe 9 às 22 horasInformações: Departamento de História – (38) 3229-8239