Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

São Francisco: município e universidade analisam possibilidade de nova sede e ampliação de grade de cursos

Perspectiva de transferência do local de funcionamento do campus da universidade no município, oferecimento de cursos tecnológicos e possibilidade de implementação do rodízio de graduações. Os assuntos foram abordados em encontro realizado na sexta-feira (24), entre o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, vice-reitor professor Antonio Alvimar Souza e pró-reitores com o prefeito de São Francisco, Evanilson Aparecido Carneiro (Veim), que esteve acompanhado do secretário de Educação Cleon Alves Venâncio e de vereadores daquela cidade. A reunião aconteceu no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria. 

Atento às propostas de ampliação da atuação da Universidade no campus de São Francisco e na microrregião, o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, sugeriu a crialção de uma comissão para operacionalizar e prospectar a mudança do campus para outro local. Além disso, a reitoria estuda ampliar também as possibilidades de ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de cursos a distância, junto ao Governo do Estado e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Outro ponto discutido na visita de cortesia foi a elaboração de um estudo, em parceria com o município, para a viabilidade de um novo imóvel, estruturado, que fortaleça as ações da Universidade na região. Para o reitor João Canela, “o momento é oportuno para dialogar e adequar o que for preciso para a plena funcionalidade das atividades no âmbito da Unimontes”. O professor também ressaltou recente conversa que manteve com o CEE, que analisa proposta do Conselho Universitário da Unimontes (CONSU) sobre o oferecimento dos cursos em forma de rodízio entre os campi  no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Ele também enfatizou a possibilidade de incluir cursos tecnológicos na proposta.

O reitor João Canela  destacou a importância das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que pode ser estendido a partir da atuação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). Nessa perspectiva, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux, afirma ser importante a ação do município ao fomentar o ensino superior na região.

DEMANDA DE CURSOS

Reitor e Vice-reitor com pró-reitor e diretor de campus, prefeito e vereadores de São Francisco-MG (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

A necessidade de oferecer novos cursos na área rural foi um dos pontos elencados pelo prefeito de São Francisco, Evanilson Carneiro. Segundo ele, as comunidades rurais estão entre as referências para o Produto Interno Bruto (PIB) da região, cercada por municípios importantes como Icaraí de Minas e Pintópolis.

O vice-reitor Antonio Alvimar Souza afirmou ser importante que os novos gestores municipais entendam o papel da Unimontes. “É preciso pensar a comunidade e o seu lugar na sociedade. Entendemos que ela deva ser apoiada, com clareza da visão, missão e seus trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e de serviços”.

Participaram da reunião os vereadores Ronaldinho de Duca, Johnny da Florestal, Anízio Alves Vieira e Edmilson Pereira da Silva, que representaram a Câmara Municipal do município. Um passo importante durante a reunião foi a proposição pelo reitor João Canela de se criar um grupo técnico para visitas periódicas, que formulará um relatório, com a chancela da Pró-reitoria de Ensino.