Associar a teoria e a prática nas atividades de preservação da história e do meio ambiente. Este foi o objetivo do trabalho de campo desenvolvido neste mês pela Unimontes para os acadêmicos do curso de História, ministrado no campus do município de São Francisco (Norte de Minas).
O grupo formado pelas turmas do 5º e do 7º períodos visitou, no último dia 13, o Parque Estadual da Lapa Grande e a sede do Museu Regional do Norte de Minas, como parte dos temas associados às disciplinas ”História Social e Cultura Indígena” e “Brasil Império”, ministradas pelas professoras Filomena Luciene Cordeiro e Bárbara Souto, respectivamente.
No espaço natural, o grupo da Unimontes foi recebido no Centro de Informações ao Visitante para conhecimento das técnicas de conduta e segurança, antes de ter acesso às trilhas Lapa Grande, Lapa Pintada e Boqueirão da Nascente. Dentre os pontos observados as formações rochosas, avaliação dos impactos ambientais e as pinturas rupestres, datadas até de 12 mil anos Antes de Cristo e que retratam a flora, a fauna e o modo de vida dos homens primitivos.
EXPOSIÇÕES
A visita ao Museu teve como principal objetivo “conhecer as exposições permanentes, temporárias, itinerantes e os programas educativos e culturais”, especialmente na sala do eixo temático “Ocupação do território”. Segundo a professora Filomena Cordeiro, a interação permitiu identificar objetos e peças que retratam a vida dos primeiros na região norte mineira e, consequentemente, no período chamado de “Pré-Brasil”.
“As peças líticas e de couro, pinturas rupestres e estribos, apresentam parte da ocupação dos povos autóctones e a ocupação histórica com o estabelecimento de fazendas na região”, explica a professora. “É uma das melhores maneiras para se conhecer o Norte de Minas e seus habitantes”, completa.