Aconteceu nessa sexta-feira (14), à noite, na Câmara Municipal de Salinas, a solenidade em comemoração ao cinquentenário do ensino superior no Norte de Minas e da Unimontes. A cerimônia foi presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, no ato representando o reitor João dos Reis Canela, com a presença de professores, acadêmicos, imprensa, autoridades civis e militares e membros da sociedade.
Participaram, também, o prefeito do município, José Antônio Prates, o secretário do Legislativo, vereador Eilton Santiago Soares, e o diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Gabriel Carvalho.
Logo após à exibição do vídeo institucional, realizou-se o lançamento do selo postal personalizado alusivo à data com a imagem da bandeira do Estado e as montanhas de Minas e do campus da Unimontes em Salinas, com a logomarca dos 50 anos da universidade. O ato foi coordenado pelo gerente regional dos Correios, Edilson Durães da Silva.
Na oportunidade, o secretário da Câmara Municipal prestou homenagem à Unimontes ao destacar que “a instituição contribui diretamente para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, além da prestação de serviço, de nossa cidade”.
AMPLIAÇÃO
O prefeito de Salinas, por sua vez, ressaltou que a “Unimontes é uma das melhores universidades do País e orgulho para Minas Gerais. Ressaltou que o município é parceiro da Unimontes e luta para sua ampliação, inclusive, com a construção da sede própria do campus. “Reconhecemos a importância não só pela sua missão de difundir o conhecimento, mas também pela sua contribuição efetiva ao desenvolvimento regional”.
Na sequência, a Universidade Estadual de Montes Claros prestou homenagens às entidades colaboradoras: Prefeitura, Câmara Municipal de Salinas e à antiga Escola Agrotécnica Federal de Salinas – hoje, Campus Salinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Ela enfatizou que através de seus cursos de graduação e dos projetos de extensão, a Unimontes consegue ampliar a sua atuação nos municípios do Norte e Noroeste de Minas, além dos Vales de Jequitinhonha e do Mucuri. “Mais 45 mil profissionais que atuam nos diversos municípios regionais são egressos da instituição”, ressaltou a vice-reitora, ao observar que “sabemos do compromisso que temos com essas regiões, razão porque devotamos uma preocupação permanente com a melhoria da qualidade de vida em todos os municípios”.
OUTRAS ATRAÇÕES – As comemorações dos 50 anos da Unimontes foram realizadas também na Praça Doutor Morais, de 8 às 16 horas, com o desenvolvimento das atividades do projeto extensionista “UnirMontes”. Sessenta e um acadêmicos (21 do campus-sede e 40 do campus de Salinas) realizaram atividades voluntárias diversas de atendimento à população, inclusive, com a participação de alunos das escolas públicas. Foram feitas medição de massa corpórea, oficinas pedagógicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e ruas de lazer, dentre outras. Houve, ainda, palestra sobre higiene bucal e a distribuição de kits doados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), além de apresentações musicais.
BAILE DOURADO – As comemorações do cinquentenário da Unimontes em Salinas foram encerradas com o Baile Dourado – Salinas brinda à Unimontes –, por adesão, organizado pelo curso de Ciências Contábeis do campus daquele município.