Conteúdo do Site Antigo

SAJ Itinerante com ações no Mercado de Montes Claros e em Buritizeiro

By DTI

March 14, 2014

Professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vão prestar atendimento gratuito à população no Mercado Municipal, neste sábado (15/03), das 8 às 13 horas. O atendimento será oferecido pela equipe do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), dentro das ações do “Trote Solidário”. O trabalho está inserido na Programação da 1ª Unicalourada 2014, organizada pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) – da Pró-Reitoria de Extensão.

A iniciativa contará com a participação de 20 estagiários (do 2º ao 10º períodos) e de cinco professores do curso de Direito, que orientarão as pessoas sobre a busca dos seus direitos em questões previdenciárias, pensão alimentícia, indenizações, causas trabalhistas e outras ações.

O atendimento será prestado em tendas na área externa do mercado, no fundo do estacionamento. No mesmo local, os feirantes e demais freqüentadores serão contemplados com ações de saúde, cidadania, lazer, educação e cultura, envolvendo calouros e veteranos dos diversos cursos de graduação da universidade.

ATIVIDADE EM BURITIZEIRO

Na próxima quinta-feira (20/03), a equipe do SAJ Itinerante/Unimontes atenderá moradores do município norte-mineiro de Buritizeiro, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Será mais uma edição do Projeto Ministério Público Itinerante. No último dia 25, foi realizado trabalho semelhante em Pai Pedro, também no Norte de Minas.

Vão desenvolver as atividades em Buritizeiro (a 170 quilômetros de Montes Claros) 10 acadêmicos de Direito. A iniciativa também deverá contar com a participação dos professores Everton Maurício Abreu e Enilde Costa Moreira da Silva.

Além da orientação jurídica, os moradores poderão assistir a palestras relacionadas ao exercício da cidadania e acesso à justiça. Será ofertado atendimento nas diversas áreas do Direito, com destaque para as questões referentes ao direito de família (tais como ação de alimentos, investigação de paternidade e divórcio), reclamação de direitos previdenciários (aposentadorias urbanas e rurais) e ações trabalhistas.