O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J. Itinerante), do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza uma série atividades relacionadas com o atendimento da pessoa idosa. As ações estão inseridas nas comemorações da Semana do Idoso e são desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria Municipal do Idoso, da Prefeitura de Montes Claros.
Dentro da programação, na terça-feira (19/09), foi realizado evento de abertura da 23° Semana do Idoso, com o tema “a força da pessoa idosa”. Na oportunidade, foi prestada homenagem especial ao prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. Também foi proferida a palestra sobre o tema “Empoderamento e direitos dos idosos”, que teve como responsável a equipe do S.A.J Itinerante/Unimontes.
O coordenador do SAJ Itinerante, professor Rodrigo Leal Teixeira informou, que ao longo dos dois meses, os professores e acadêmicos do programa do curso de Direito da Unimontes atenderam aproximadamente 2.300 pessoas.
Ele informa que durante a Semana do Idoso, a equipe do programa promoveu rodas de conversa em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros da cidade.
Na tarde de quarta-feira (20/09), ainda dentro da programação da Semana do Idoso, o S.A.J Itinerante realizou ação no Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia. O evento foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Solidária e com a Coordenadoria Municipal do Idoso.Além de lanche, foram oferecidos aos idosos serviço de manicure e cabeleireiro. Houve ainda atividades entretenimento e animação, com sessão de dança. “Foi uma tarde especial repleta de alegria e cuidados”, afirmou o professor Rodrigo Leal Teixeira.
Na quinta-feira (21/09), o Serviço Itinerante realizou atendimento jurídico no Parque Municipal Milton Prates.
O coordenador S.A.J Itinerante lembra ainda que no mês de agosto, a equipe de professores e estagiários do programa promoveu 10 palestras em três escolas estaduais de Montes Claros: Gonçalves Chaves (região central), Delfino Magalhães (Bairro Delfino Magalhães) e Levi Durães Peres (Bairro Santa Lúcia). Foram atendidas cerca de 1.100 estudantes. Nas palestras foram abordados temas como combate ao bullying, violência doméstica, inclusão social e comunicação não violenta.