Uma reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira (13/11), apresentou às equipes administrativa e gestora do Hospital Universitário Clemente de Faria o cronograma de obras de conclusão do Bloco B, que entre outros benefícios ampliará para dez o número de leitos da CTI Adulta e disponibilizará 24 novos leitos de enfermaria. O projeto terá início neste mês e está orçado em R$ 2,5 milhões, com recursos provenientes do Grupo Alfastar Participações, do empresário Aloysio de Andrade Faria.
A CSC Engenharia e Construção, com sede em São Paulo, será a responsável pela execução da obra por indicação do próprio Grupo Alfastar. No encontro, o diretor José Porfírio e o engenheiro Wladimir Cardoso Ferraz falaram aos diretores e gestores sobre o prazo de conclusão dos trabalhos. “O cronograma é de seis meses. Os contratos que foram assinados deixam evidente o cumprimento dos prazos específicos”, disse Porfírio.
Arquiteto do HUCF, Márcio César Antunes fez a apresentação das plantas do novo bloco, com os indicativos sobre a necessidade de mudanças dos acessos de servidores e do fluxo de pacientes durante a execução da obra, assim como os espaços destinados aos canteiros de obras.
AJUSTES NECESSÁRIOS
“São melhorias de suma importância para que o Hospital Universitário ofereça um atendimento mais qualificado, dinâmico e eficiente à comunidade. Durante a execução da obra, não haverá como evitar uma mudança de comportamento, com a mudança temporária dos acessos”, observou o superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, ao justificar a importância dessa reunião com diretores, coordenadores e gerentes para que “os ajustes necessários para o bom andamento da obra sejam observados de acordo com a particularidade de cada setor”.
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), parceira da Unimontes, é a responsável pelo gerenciamento dos recursos da obra. De acordo com o superintendente da Fadenor, professor Wilson Atair Ramos, o valor doado pelo grupo Alfastar será aplicado na conclusão do Bloco B, que terá 10 leitos para CTI de adultos e 24 novos leitos da área de internação. Também será instalado um elevador para macas e construída uma passarela, interligando os Blocos A e B. A transferência dos leitos do CTI para o novo espaço, permitirá, ao final de seis meses, a ampliação do pronto-socorro do HUCF em 70 m², com novos consultórios.
O Governo de Minas também é parceiro da Unimontes no melhoria do atendimento no HUCF. Recursos da ordem de R$ 3,3 milhões estão sendo liberados pela Secretaria de Estado de Saúde, que serão investidos na aquisição de equipamentos para seus diversos setores. De acordo com o plano de trabalho do convênio SES/Unimontes, serão adquiridos 35 itens que atendem tanto a área de internação como o serviço de urgência e emergência (pronto-socorro).