Notícias

Resultados de ações do PIBID/Unimontes durante a pandemia avaliados em encontro de coordenadores

By Ascom Unimontes

March 08, 2022

Programa contempla quase 400 bolsistas de cursos de Licenciatura em cinco cidades na área de abrangência da Universidade

As ações do Programa Interinstitucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) durante a pandemia do Novo Coronavírus, foram avaliadas nessa segunda-feira (7/3), durante reunião entre a coordenação geral e os responsáveis pelos subprojetos temáticos. Os trabalhos aconteceram no Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede.

As atividades são desenvolvidas a partir de parceria entre a Unimontes e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Por meio dos cursos de licenciaturas, o PIBID promove uma articulação entre o ensino superior e a educação básica (escolas estaduais e municipais). O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública.

No encontro, os resultados foram apresentados pelo coordenador institucional do programa no âmbito da Unimontes, professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira; e pela professora Ester Liberato Pereira, da assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino.

Por meio do edital do PIBID Capes/Unimontes, lançado em outubro de 2020, foram atendidos 360 estudantes bolsistas, com alcance em 45 escolas estaduais e municipais de cinco cidades na área de abrangência da Universidade: Montes Claros, Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Unaí. As ações contaram com a participação de 16 professores dos cursos de licenciatura da Unimontes, no desenvolvimento de projetos complementares com os alunos do ensino médio e fundamental destas escolas públicas, nas áreas de Pedagogia, Matemática, Biologia, Artes Visuais, Teatro e Educação Física.

PROCESSOS

O professor Gustavo Cepolini ressaltou que foram enfrentados muitos desafios durante a pandemia. Um deles, salienta, “foi a inclusão digital dos alunos do ensino médio e fundamental no desempenho dos projetos e atividades por meio do sistema online”, diante do distanciamento social – medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus.

“Tivemos um período de aprendizado e de adaptação com o uso das tecnologias para as atividades online. Houve um esforço muito grande dos professores e alunos na execução da proposta pedagógica do Programa”, afirma o coordenador.

NOVO EDITAL DO PIBID – Durante a reunião com os coordenadores de áreas, os professores Gustavo Cepolini e Ester Liberato Pereira informaram que, em breve, a partir de procedimentos da Capes, será publicado novo edital para nova etapa do PIBID no âmbito da Unimontes. A previsão é de iniciá-la no segundo semestre de 2022. O número de alunos bolsistas ainda será definido pelo próprio MEC.