Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Residência Pedagógica: subprojeto da Educação Física educa alunos sobre como dinamizar o tempo de lazer

Alcance do projeto é de 500 estudantes de três escolas públicas (Fotos: Divulgação)

Educar crianças e jovens para o lazer: como aproveitar melhor o tempo livre, especialmente em atividades saudáveis, e se tornarem agentes multiplicadores na relação com as famílias e com as pessoas da convivência. Este é propósito do Programa de Residência Pedagógica “Educar para o Lazer”, desenvolvido pelo curso de Educação Física/Licenciatura, do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

Iniciada em 2018, a ação envolve 22 acadêmicos a partir do quinto período, que tem o professor Rogério Othon como coordenador do subprojeto. São atendidas três escolas da rede estadual de ensino, parceiras da Unimontes: Escola Estadual João de Freitas Neto (Bairro Morada do Parque), Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro – “Normal” (Vila Santa Maria) e Escola Estadual Cristina Guimarães (Major Prates).

“São duas intervenções ao longo da semana, com o atendimento de 500 alunos nas três escolas. Basicamente, oferecemos com o projeto como os estudantes podem utilizar melhor o seu tempo livre, seja para o esporte ou para outras interações voltadas para o lazer: ler um livro, ir ao cinema ou ao teatro, dentre outras tantas opções que a cidade oferece”, explica o coordenador.

Na “Manhã do Lazer”, acadêmicos e professores coordenaram a ação no Parque Municipal Milton Prates, em comemoração ao Dia do Estudante

Uma dinâmica de destaque foi a “Manhã de Lazer”, realizada no último dia 12, em comemoração ao Dia do Estudante, no Parque Municipal Milton Prates. Cerca de 100 estudantes da Escola João de Freitas Neto participaram de uma série de oficinas esportivas e de dança, como skate, “slackline”, prática orientada do trekking e “street dance”. O efeito, segundo os coordenadores, é de “mão dupla”, pois oferece o aprendizado aos estudantes do ensino fundamental e médio e, ao mesmo tempo, coloca os acadêmicos da Unimontes no ambiente pedagógico adequado ao que propõe o subprojeto.

A Residência Pedagógica é financiada pelo CNPq, com bolsas aos alunos participantes a partir do 5º período dos cursos exclusivamente de licenciaturas. Nas escolas parceiras, há o preceptor, que, na verdade, é o professor do ensino fundamental e médio que auxilia e orienta os acadêmicos nas atividades implementadas junto aos alunos.

Jiulliano Carlos Lopes Mendes é o professor preceptor na Escola João de Freitas Neto e esteve à frente do projeto “Manhã do Lazer”. No âmbito da Unimontes, o Programa de Residência Pedagógica tem coordenação institucional da Professora Silvana Diamantino. O subprojeto de Educação Física será concluído em fevereiro de 2020.