O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu nesta quinta-feira (16/02), visita do presidente do Sistema Providência de Montes Claros, o empresário Paulo César Santiago acompanhado da coordenadora-geral da instituição, Jacqueline Marques de Oliveira; e da supervisora de Cursos, Maraísa Loraine Barbosa Rodrigues.A equipe foi recebida no gabinete da reitoria em reunião que contou, ainda, com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves.
Na oportunidade, Paulo César, fez uma apresentação do projeto do Sistema Providência, que tem como meta qualificar neste ano cerca de 2 mil pessoas, com idade igual ou superior a 14 anos, em aproximadamente 30 cursos profissionalizantes. Em 2022, a instituição capacitou 1.277 profissionais.O presidente da Divina Providência destacou a importância da entidade de contar com o envolvimento das equipes da Unimontes nos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente para jovens de baixa renda.
Ele ressaltou que a instituição oferta cursos profissionalizantes em diversas áreas, tais como auxiliar administrativo, estética facial e corporal, cabeleireiro, informática, padaria, corte e costura e outros.O reitor Wagner disse que a Unimontes tem interesse em contribuir com ações como essas, que podem beneficiar diretamente a sociedade e que estas informações serão repassadas aos demais coordenadores da Universidade para avaliação.
“A nossa gestão na Universidade tem muita satisfação em ouvir e desenvolver ferramentas para ajudar as pessoas. Com a participação de nossos alunos em ações como estas, fortalecemos a extensão, cujo objetivo é levar o conhecimento produzido na sala de aula para a sociedade”, afirmou o reitor.
A relevância de uma futura parceria também foi enaltecida pelo vice-reitor Dalton Caldeira Rocha. Ele sugeriu que a Divina Providência faça um levantamento das demandas dos seus cursos profissionalizantes a serem encaminhadas à Unimontes.
“Queremos agradecer à reitoria da Unimontes por abrir as portas da Universidade para ouvir e conhecer nosso projeto. A nossa missão é promover o crescimento das pessoas”, afirmou Paulo César. Ele também anunciou que o Sistema Divina Providência pretende criar novos cursos profissionalizantes, em atendimento às demandas do mercado. Um deles é de paisagismo e jardinagem.
Ao final, ficou acertado que o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira, irá convidar coordenadores de cursos e chefes de departamentos, para uma visita à sede do Sistema Divina Providência em Montes Claros, para conhecer a sua estrutura e os cursos profissionalizantes ministrados.
O que é o Sistema Divina Providência
O Centro de Formação Divina Providência atua em Montes Claros desde 2012 com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade, com idade igual ou superior a 14 anos.
O que a instituição oferece:
A Divina Providência oferta cursos gratuitos em diversas áreas, tais como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Corte e Costura, Informática básica; Estética facial e corporal e Padaria.
Qual o tempo de duração dos cursos:
De 17 a 90 dias.
Onde o projeto funciona:
Avenida Mestra Fininha, 2409, Morada do Sol, Montes Claros – MGSite: https://www.montesclaros.org.br/sociedade-civil/divina-providencia