Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Reitor visita Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer e avalia proposta de parceria com o HUCF

A possibilidade de parceria entre a Unimontes, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), e a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho foi discutida na quarta-feira (3/6), quando o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza visitou a sede da associação.

A convite da presidente da Associação Presente, a médica oncologista Priscila Miranda Soares, que o recebeu, juntamente com o conselheiro da entidade, Jarbas Fernandes Soares Filho, o reitor destacou o papel da Universidade n a humanização e na formação profissional na área de saúde.

Atualmente, a associação acolhe 40 pacientes de várias cidades do Norte de Minas que fazem tratamento oncológico em Montes Claros. Os assistidos recebem alimentação e medicamentos e permanecem na sede da entidade, no Bairro Cancelas, de segunda a sexta-feira.

A associação filantrópica também presta atendimento a moradores de Montes Claros submetidos ao tratamento do câncer. Os assistidos participam de uma série de atividades na casa de apoio. Os trabalhos manuais têm destaque.

PROPOSTA DE PARCERIA

Durante a visita, o reitor Antonio Alvimar conheceu também as obras de construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuina Rosa Silva, que está sendo implantada pela Associação Presente por meio de doações. De acordo com o projeto, o prédio terá 949 metros quadrados, com 12 leitos. De acordo com Priscila Miranda, a obra é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais, já que é voltada, exclusivamente, para a assistência a pacientes de baixa renda e as suas famílias diante do diagnóstico de câncer avançado. O Centro de Cuidados Paliativos terá uma equipe multiprofissional formada por médicos paliativistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

A proposta de parceria com a Unimontes tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas com o Hospital Universitário, que poderá abranger a formação de profissionais para a saúde, especialmente, para os cursos de residência médica ministrados pela Universidade. O reitor afirmou que a Universidade avaliará a proposta, que será compartilhada com membros da gestão superior. Também participaram da visita acompanhado o reitor o chefe de Gabinete, Alysson Danilo Dantas Silva, e o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima.