O Reitor da Universidade de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, recebeu nesta quarta-feira (07/01) a visita do prefeito de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira, o Léo Silveira. No encontro, realizado no gabinete da Reitoria, ficou acertado que a Universidade vai expandir suas atividades no campus de Pirapora em trabalho conjunto com a Prefeitura do município. Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de instalação de um curso de tecnólogo no campus da Unimontes na cidade, onde, atualmente, são oferecidos os cursos de graduação de Geografia e Pedagogia.
Na oportunidade, foi discutido o fortalecimento da parceria entre a Unimontes e a Prefeitura de Pirapora para a melhoria das ações da universidade no município. O professor João Canela ressaltou que uma das propostas é a criação de cursos de tecnólogos voltados para a qualificação de jovens. “Compreendemos que a educação é uma das formas de melhoria da qualidade de vida, sobretudo para a juventude”, afirmou.
O reitor disse que a proposta inicial é de criar um curso de tecnólogo na área de Gestão Pública em Pirapora, onde deverá também ampliar a oferta de cursos de educação a distância, por intermédio do Centro de Educação a Distância (CEAD). Os cursos serão definidos a partir das demandas da comunidade local,que serão levantadas com o apoio da administração municipal.
A previsão é para que as atividades do curso de tecnólogo em Gestão Pública sejam iniciadas no segundo semestre de 2015, contando com o apoio da prefeitura na montagem da infraestrutura de funcionamento. Além de passar pelo trâmite dentro dos colegiados da universidade, o processo envolverá também visita de equipe técnica do Conselho Estadual de Educação (CEE) ao município para verificar as instalações e autorizar o funcionamento do curso.
Por sua vez, o prefeito Léo Silveira elogiou o trabalho do reitor João Canela à frente da Unimontes e enalteceu a importância da instituição para o desenvolvimento de Pirapora e da região. “O nosso objetivo é manter uma estreita relação com a Universidade e somar forças para implantar projetos voltados para a melhoria de vida da população”, afirmou Silveira.