Aberto nesta quinta-feira (17/10), em Montes Claros, o seminário “Rede de Ouvidorias Minas mais Transparente e Cidadã”, promoção da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Ouvir-MG). É o primeiro evento do gênero realizado no interior. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, foi um dos explanadores do painel: “O Alcance da Excelência na Gestão do Município por meio da Implantação da Ouvidoria”, realizado no início da tarde, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
“A postura de rejeição é natural quando um gestor é avaliado, mas o papel das ouvidorias é absolutamente legítimo como estímulo à participação dos cidadãos para o aprimoramento da máquina pública”, pontuou o professor João Canela. O painel contou, também, com as participações da ouvidora-geral adjunta do Estado Mônica Maria Teixeira Coelho; Fátima Guedes, integrante do departamento de Assistência Social da Amams; e Júnia Caldeira de Sousa Lacerda, servidora efetiva do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG).
“Além de ser uma linha de proteção à sociedade, a Ouvidoria é um modelo de eficácia, competência e sensibilidade na busca por melhorias do serviço. É preciso ter consciência para que os textos constitucionais sejam aplicados. Dessa forma, o gestor passa a entender as deficiências de sua instituição e como pode gerar processos para minimizá-las”, completou o reitor.
O professor João Canela agradeceu a Rede Ouvir-MG pela inserção da Unimontes na discussão do tema no contexto regional. “É um assunto que faz parte da evolução social para que o estado de direito seja prático. A oportunidade do cidadão opinar é uma conquista constitucional; diria que uma briga sem vandalismo”, observou. Ele lembrou que, no Hospital Universitário Clemente de Faria, existe um serviço permanente de Ouvidoria e, com o apoio da própria Rede Ouvir-MG, espera consolidar esse benefício nas demais unidades da Unimontes.
Para a ouvidora-geral adjunta de Minas, Mônica Teixeira Coelho, dentre os vários benefícios, “a Ouvidoria é uma consultoria gratuita, pois traduz o serviço público a partir do olhar do cidadão e contribui para minimizar divergências na gestão”.
A programação do evento será encerrada no início da noite.