A articulação dos órgãos governamentais com a Sociedade Civil Organizada foi elogiada pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, durante a realização do Fórum do Norte de Minas, nessa quinta-feira (14/06), pela manhã, promovido pela Diretoria Central de Coordenação da Ação Governamental, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais.
O evento aconteceu na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e contou com a presença do subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Seplag, André Abreu Reis, e diversas autoridades civis e militares.
“UNIMONTES: PARCEIRA ESTRATÉGICA”
O fórum é o desdobramento de mais uma etapa das ações do governo de Minas Gerais, que é o “Estado em Rede – Gestão para a Cidadania”, iniciativa que estabelece a governança em rede, observando a diversidade regional com a ampliação da participação cidadã. Durante o encontro desta manhã, o subsecretário André Abreu Reis anunciou que a Unimontes passa a integrar o Comitê Regional do Fórum, por “ser uma parceira estratégica para o desenvolvimento regional e um braço efetivo do governo do Estado nas regiões onde atua”.
O reitor João Canela enalteceu a iniciativa do governador Antonio Anastasia em ampliar as ações do Estado no Norte de Minas e em outras regiões a partir desses fóruns regionais que coletam os anseios da sociedade organizada, criando um amplo e permanente canal de comunicação e servindo como base para o planejamento das atividades.
Ainda durante o fórum, a Seplag apresentou os resultados das demandas da região norte-mineira e mostrou ações que foram ampliadas a partir dessas coletas de prioridades demandadas pela própria sociedade organizada. “É uma ação elogiável de valorização da sociedade civil, construindo o futuro de Minas Gerais de forma harmônica e em conjunto com todos os atores da construção do progresso”, disse o reitor da Unimontes.