O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior, e a vice-reitora, professora Santuza Abras, cumpriram visita oficial ao campus-sede da Unimontes, nessa quinta-feira (1º/03), para conhecer o Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e a vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida acompanharam a visita ao lado do Diretor do CEAD, professor Jânio Marques Dias.
As duas instituições já são parceiras do Governo de Minas na implantação e execução do Programa UAI-TEC, apresentado no início deste ano e que permitirá a oferta de cursos em todos os níveis por intermédio da educação a distância. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e consiste na criação de uma universidade a distancia em Minas Gerais, com a ampliação e modernização dos atuais Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).
Além de cursos técnicos, tecnológicos e de qualificação, o programa oferecerá graduações, especializações Lato sensu, mestrados e doutorados baseados nas experiências que as universidades têm com a educação a distância.
DINAMISMO
O reitor e a vice-reitora da UEMG percorreram todas as unidades do CEAD. Conheceram as salas, equipamentos, professores e profissionais responsáveis pela produção de material didático e aplicação das ferramentas virtuais para a oferta dos cursos. “Fazer Educação a Distancia é um desafio e a Unimontes corajosamente enfrentou isso com bastante empenho e dinamismo. A instituição está mais que preparada para a difusão do Ensino a Distância, pois aqui comprovamos sua capacidade, qualidade e a eficiência neste trabalho”, disse o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior.
Na oportunidade, ele fez agradecimento ao reitor João dos Reis Canela pela oportunidade de conhecer este trabalho do Centro de Educação a Distância da Unimontes. “Extremamente importante, sério e responsável esse trabalho realizado na Unimontes. Vejo aqui uma condução profissional das ações do Ensino a Distancia. A UEMG se orgulha de ter a Unimontes como parceira e queremos cada vez mais consolidar esta parceria, assinalou a vice-reitora da UEMG, professora Santuza Abras.
Até o final de 2011, a Unimontes registrou a oferta de 25 cursos de graduação, especialização Lato sensu, técnicos e de extensão e aperfeiçoamento nesta modalidade, beneficiando diretamente 3.725 alunos de 23 municípios do Norte de Minas, Região Metropolitana, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Leste do Estado. Pelo UAI-TEC, a Universidade Estadual de Montes Claros coordenará polos de educação a distância em municípios com mais de 15 mil habitantes. Cada unidade contará com salas para 25 alunos, computadores individuais e auditórios para videoconferências.