Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas

Conteúdo do Site Antigo

Reitor é convidado para a Academia Maçônica de Letras

By DTI

February 24, 2014

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, foi convidado para integrar a Academia Maçônica de Letras instituída pelo Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte). O convite foi formulado pelo presidente eleito da Academia Maçônica, escritor Wanderlino Arruda, em visita à Reitora, na sexta-feira (21/02).

A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas será composta por obreiros das 75 lojas maçônicas de 94 municípios de jurisdição do Convenorte. A posse da presidência da academia e dos seus integrantes está marcada para o dia 19 de março.

O escritor Wanderlino Arruda também é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IGHMC). Na oportunidade, também entregou ao professor João Canela uma coleção de edições da Revista do IGHMC, que reúne artigos dos associados da entidade. Fundado em 27 de dezembro de 2006, o instituto já tem cerca de 2,2 mil páginas de textos publicados com destaque para a história e a cultura norte-mineira.

Na oportunidade, Wanderlino Arruda enalteceu a competência, a participação e a contribuição do professor João Canela à cultura regional e às ações da Maçonaria do Norte de Minas. Salientou que as qualidades do reitor justificam sua escolha para fazer parte da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas.

Centenário – Ele também formulou convite para que a Universidade venha fazer parte da comissão organizadora das comemorações do centenário de nascimento da escritora e professora emérita da Unimontes Yvonne Silveira, presidente da Academia Montesclarense de Letras, que serão realizadas ao longo deste ano. A professora Yvonne Silveira vai completar 100 anos em 30 de dezembro.

Contribuições

O reitor João Canela agradeceu a visita do escritor, que também é ex-governador do Rotary (Distrito 4760) e faz parte da AML, da qual foi fundador. “Sinto-me extremamente honrado com o convite para integrar a Academia Maçônica de Letras, que oferecerá uma grande contribuição à cultura e às artes do Norte de Minas”.

Ele frisou que, da mesma forma, a Universidade sente-se engrandecida em participar efetivamente das comemorações do centenário da professora Yvonne Silveira, que também é uma das benfeitoras da instituição. A perspectiva é que seja elaborada uma programação especial para maio, quando a Unimontes vai comemorar 52 anos de ensino superior público no Norte de Minas.

“Sem dúvida, é motivo de muita honra e satisfação para todo cidadão ser convidado para a Academia Maçônica de Letras, embora eu não me considere nenhum literata. Também é um reconhecimento ao nosso trabalho à frente da Unimontes”, disse João Canela, ao lembrar que faz parte da Maçonaria desde 1982.