Universidade inicia estudos para criação do curso de Farmácia para atender demanda do setor
Montes Claros se destaca como um polo do setor farmacêutico, recebendo novos empreendimentos da área. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contribui diretamente com o segmento, preparando profissionais qualificados para atender as demandas das indústrias.
A contribuição da Universidade com o setor produtivo e, especificamente, com as empresas do ramo de medicamentos, foi enaltecida terça-feira (19/03), durante visita de cortesia ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, pelos representantes de duas indústrias farmacêuticas que estão sendo instaladas na cidade: o diretor executivo da Eurofarma, Walker Lachmann, e o vice—presidente de Operações Governamentais do Laboratório Cristália, Odilon Costa. Eles estiveram acompanhados pelo chefe de Gabinete do deputado Gil Pereira, Mauro Soares David.
Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que, visando atender a demanda do novo polo farmacêutico de Montes Claros, a Unimontes já iniciou os estudos para a criação do curso de graduação de Farmácia. Por meio de portaria assinada pelo reitor, foi criada na universidade a comissão responsável por “promover estudos de viabilidade, apresentar sugestões e propor medidas relativas à implantação do Curso de Farmácia”.
“Com a criação do curso de Farmácia, a Unimontes cumpre seu papel de fomentar e implementar ações que possam impactar diretamente a vida da comunidade, transformando e contribuindo diretamente para o desenvolvimento de Montes Claros e região, através da educação”, enfatizou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Ele ressaltou ainda que a gestão superior da Unimontes está sintonizada com os avanços e tendências de mercado como a expansão do setor farmoquímico na região. Daí, a importância de se fazer parcerias para apoiar o setor e estimular a geração de emprego e renda.
O professor Wagner de Paulo Santiago destacou a importância da visita. “A Unimontes está de portas abertas para futuras parcerias e também está preparada para abraçar essa área do mercado farmacêutico com cursos especializados desde cursos técnicos, quanto na graduação como na pós-graduação e na área da pesquisa”, afirmou.
“Recebemos com satisfação os representantes da Cristália e Eurofarma que são indústrias de destaque mundial e que, assim como a Unimontes, acreditam no potencial do povo norte-mineiro”, concluiu o reitor.
PRESENÇAS – O encontro com os representantes das indústrias farmacêuticas, realizado no Gabinete da Reitoria, contou ainda com a participação do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; dos pró-reitores de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira) e de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso), da coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza; e dos assessores da Eurofarma Artur Cordeiro e Renata Araújo.