O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, foi condecorado com o Colar do Mérito da Corte de Contas “Ministro José Maria de Alkmim 2014”, comenda entregue pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) em solenidade realizada nessa terça-feira (02/12), no Auditório Vivaldi Moreira, na sede do TCE, em Belo Horizonte.
A medalha foi concedida a 54 personalidades mineiras como reconhecimento do TCE/MG às personalidades que prestaram relevantes serviços ao País, a Minas Gerais e ao Sistema dos Tribunais de Contas. O nome da comenda faz referência ao jurista norte-mineiro José Maria de Alkmim (in memoriam), o primeiro presidente do Tribunal.
“Os seres humanos precisam ser reconhecidos para uma construção social harmônica e, por isso, a necessidade desta medalha. [Sobre os agraciados] São homens e mulheres de luta, que fazem a diferença. Se eternizaram, porque construíram história”, discursou a presidente do TCE/MG, conselheira Adriene Andrade, durante na cerimônia.
“RECONHECIMENTO À UNIVERSIDADE”
Em agradecimento à homenagem, o professor João Canela destacou a importância do Tribunal de Contas no exercício da gestão e o seu exemplo na condução correta e transparente do bem público. “Considero esta comenda como um reconhecimento ao trabalho de toda a Unimontes e, por isso, esta honraria tem um valor individual e coletivo”, pontuou o reitor, que esteve acompanhado da família.
“O Colar do Mérito da Corte de Contas, que faz justa homenagem ao ilustre norte-mineiro Ministro José Maria de Alkmim, representa de fato um selo de reconhecimento à qualidade da gestão de nossa universidade”, enalteceu o reitor. A gestão da Unimontes esteve representada na solenidade pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, presidente da Comissão Técnica de Concursos Reinaldo Marcos Batista Teixeira, o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria José Otávio Braga Lima e pelo coordenador de Cerimonial Alexander Sezko. O ex-deputado federal Genival Tourinho também prestigiou o evento.
As comendas foram entregues pelo vice-presidente do TCE Sebastião Helvécio; o conselheiro corregedor Wanderley D´Ávila; o conselheiro ouvidor José Mauri Torres Duarte; o conselheiro José Alves Viana e o conselheiro substituto Licurgo Mourão. Os procuradores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) estiveram presentes na cerimônia.
O evento foi marcado, também, pela formalização do termo de cooperação técnica e especializada entre o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O documento foi assinado pelos respectivos presidentes Adriene Andrade e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.
O Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), Stéfano Barra Gazolla, falou em nome dos 54 homenageados e destacou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade: “no Estado democrático em que vivemos é vital o controle das contas públicas”.
A comenda foi instituída em 1995 e homenageia o bocaiuvense José Maria de Alkmim (1901-1974), de quem a extensa biografia inclui o exercício do cargo de ministro do TCEMG na primeira composição da Corte, em 1935, ao lado de Álvaro Baptista de Oliveira e Mário Gonçalves de Mattos. Alkmin foi também Ministro da Fazenda (1956-1958) e Vice-Presidente do Brasil (1964-1967).
{6cn}15938514712{/6cn}