“Somente a educação transforma a realidade dos municípios ”, afirma ele.
A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da educação, pode transformar a realidade. A instituição está à disposição dos municípios de sua área de abrangência para melhorar a vida das pessoas. Esse ponto de vista foi destacado pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ao participar de um encontro com prefeitos do Norte de Minas na sede do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), nesta sexta-feira (7/02).
Durante a reunião no Cimams, foram assinados convênios para a realização de obras de asfaltamento nos municípios, com recursos viabilizados pelo senador Carlos Viana, que esteve presente no encontro. O evento contou também com as presenças do deputado federal Samuel Viana, do deputado estadual Arlen Santiago, de prefeitos, vereadores e outras lideranças.
Também convidado para o encontro, o reitor Wagner de Paulo Santiago aproveitou para apresentar o Projeto Unimontes Solidária, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. Com a participação voluntária de acadêmicos de diversos cursos de graduação, supervisionados por professores, o projeto leva uma série de benefícios às comunidades de baixa renda, com atividades desenvolvidas em pequenos municípios durante os períodos de férias escolares.
O professor Wagner de Paulo sugeriu aos prefeitos que procurem a Universidade para que possam receber as caravanas do Unimontes Solidária em seus municípios. “Precisamos fortalecer a Universidade. Somente a educação pode transformar a realidade dos municípios”, afirmou o reitor.
Ele ressaltou que o Unimontes Solidária consiste em levar o conhecimento ensinado na sala de aula até a comunidade, proporcionando grandes benefícios para a população, gratuitamente. Por meio da iniciativa, são realizadas ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, direitos humanos e justiça, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, esporte e lazer.
No encontro na sede do Cimams, o reitor Wagner de Paulo Santiago esteve acompanhado do pró-reitor adjunto de Extensão da Unimontes, professor Marcelo Brito, e da servidora Érika Queiroz, da Pró-Reitoria de Extensão. Eles entregaram material informativo para os prefeitos e assessores das prefeituras, esclarecendo como os municípios podem se inscrever no edital da Universidade para receber as delegações do Projeto Unimontes Solidária.
A seleção das cidades a serem contempladas é baseada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Após a seleção, os prefeitos assinam um termo com a Universidade para formalizar o recebimento das delegações de alunos e professores.
Atividades em Francisco Sá
Entre os dias primeiro a nove de fevereiro, acontece a edição do Projeto Unimontes Solidária em Francisco Sá. A abertura das atividades no município ocorreu no dia 1º de fevereiro, com as presenças do reitor Wagner de Paulo Santiago, do deputado estadual Arlen Santiago e da prefeita de Francisco Sá, Alini Bicalho.
O projeto é coordenado pelo professor Jiulliano Lopes Mendes e desenvolve atividades em diversas áreas, com destaque para saúde, educação, assistência social, meio ambiente, direitos humanos e justiça, arte, cultura, esporte e lazer. Além da área urbana, as ações solidárias são levadas à população das comunidades rurais do município. Nesta sexta-feira (7/02), a equipe do Unimontes Solidária se deslocou até a comunidade de Camarinhas.