Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Registradas sete candidaturas para diretorias de centros da Unimontes

DCIM100MEDIADJI_0019.JPG

Consulta à comunidade acadêmica marcada para 4 de abril

Foram divulgadas as candidaturas para as diretorias de centros da Universidade Estadual de Montes Claros, cuja consulta à comunidade acadêmica está marcada para o dia 4 de abril. O processo visa a escolha dos novos diretores dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Ciências Humanas (CCH) e Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) para a gestão abril/2023 a abril/2027.

A consulta à comunidade acadêmica contará com a participação de sete candidatos. Duas unidades terão candidaturas únicas: Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias (departamento de História), atual diretor; e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo (Departamento de Ciências Contábeis).

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) foram registradas três candidaturas, das professoras Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires (Departamento de Odontologia), Nair Amélia Prates Barreto (Departamento de Fisiopatologia, atual diretora) e Orlene Veloso Dias (Departamento de Enfermagem.

Para a diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) foram registradas duas candidaturas, dos professores José Augusto dos Santos Neto (Departamento de Ciências Agrárias) e Lailson dos Reis Pereira Lopes (Departamento de Ciências Exatas).

O calendário eleitoral e as normas que disciplinam o processo da consulta à comunidade acadêmica para a composição de listas tríplices para o cargo de diretor de centro constam em resolução aprovada pelo o Conselho Universitário (Consu) em reunião no dia 2 de março.

A votação será feita no dia 4 de abril, pelo sistema online, no horário das 8 às 22 horas, com a participação de todos os professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação (presenciais e a distância), vinculados aos respectivos centros.

De acordo com as normas legais, o voto será paritário, com os pesos de 70% (professores), 15% (servidores técnico-administrativos) e 15% (acadêmicos).

Conforme as regras estabelecidas, concluído o processo eleitoral, as listas com os resultados da consulta em cada unidade de ensino serão encaminhadas ao reitor Wagner de Paulo Santiago, a quem caberá a nomeação dos diretores de centros para a gestão abril/2023 a abril/2027.