Referência no Norte de Minas para o tratamento dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), novo coronavírus, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) ganhou importante reforço no combate à pandemia. Por meio do Fundo Municipal de Saúde de Montes Claros, o deputado federal delegado Marcelo Eduardo Freitas anunciou nesta sexta-feira (7) recursos da ordem de R$ 3 milhões. A verba já têm destinação certa.
“Será direcionada para o enfrentamento da Covid-19, custeio e aquisição de medicamentos, materiais hospitalares, alimentos e, principalmente, para a investimento em EPIs. Esse último item, devido à pandemia, teve aumento de 300% no consumo”, explica o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, que agradeceu a verba liberada. Como referência em atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS), os números também atestam o impacto do HUCF na qualidade da saúde da região.
Cerca de 1,3 milhão de pessoas, de 89 municípios, e do Sul da Bahia, recebem atendimento do Hospital da Unimontes. Na área compreendida entre a capital Belo Horizonte e Vitória da Conquista-BA, somente no período de pandemia, o HU já atendeu a mais de 25 hospitais da região no repasse de equipamentos. A medida, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do Programa Universidade de Portas Abertas. Além de recursos provenientes de verba parlamentar, a Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em ação articulada com o Governo do Estado, tem reforçado a qualidade da saúde na região a partir da estruturação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
SAÚDE REGIONAL GANHA REFORÇO
COM A UNIMONTES
Mais de 15 unidades hospitalares de Montes Claros e região já receberam, juntas, 47 respiradores pulmonares, repassados pelo HUCF, em regime de comodato – e em caráter emergencial, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os equipamentos fazem parte do Parque Tecnológico do HU
Para a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. Barros de Menezes, “o recurso chega em um momento importante. Somos gratos pela sensibilidade do deputado. O recurso vai ampliar nosso trabalho no combate ao Novo Coronavírus, beneficiar os servidores que estão na linha de frente da pandemia e dará mais força para a manutenção da qualidade no atendimento aos nossos usuários do SUS”, comemora a superintendente.
“Sabemos das dificuldades que os hospitais de Montes Claros enfrentam ao longo dos últimos anos, em especial o Hospital Universitário, único da região com atendimento 100% pelo SUS. As dificuldades vem aumentando ainda mais devido essa grave crise provocada pelo coronavírus. Para tentar minimizar os impactos da pandemia e contribuir para que a população tenha atendimento digno e de qualidade, estamos trabalhando incansavelmente para buscar ainda mais recursos para os hospitais da cidade”, explica o deputado federal delegado Marcelo Freitas.
Conforme informações da assessoria do deputado, o parlamentar já destinou, por meio de emendas individuais, R$ 21 milhões para investimentos na área de saúde em Montes Claros. (Com informações de Wesley Gonçalves)