Crédito: jaguarutilidades/Divulgação

Conteúdo do Site Antigo

Reeducação Alimentar: de olho no humor, sono e bem estar físico

By DTI

May 06, 2014

Por Gislaine Cândida Batista Jorge

 

O mau humor, irritabilidade, depressão, insônia e ansiedade podem ser resultados de uma alimentação não balanceada, como dietas da moda, muitas vezes adotadas, por quem quer perder peso de forma rápida.

Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação. O que comemos é responsável para a manutenção da saúde, disposição física, boa forma e até para equilibrar o humor. Alguns nutrientes encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

O sucesso de adesão ao plano terapêutico seja na busca pelo peso saudável ou controle de doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemia deverá ser pautado sempre em uma proposta de reeducação nutricional aliada à prática de atividade física.

É muito importante que a perda de peso aconteça de maneira saudável. Dietas muito restritivas, como exemplo isentas ou com baixo teor de carboidratos (pães integrais, massas, farelos e outros) podem comprometer o nível do neurotransmissor, serotonina,  no organismo.

A serotonina está associada à sensação de bem-estar, desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso como: Regulação do sono, do apetite e do humor. O aminoácido triptofano presente nas carnes magras, amendoim, banana, leites e derivados favorecem a elevação da serotonina no organismo.

Outra prática indispensável na busca pelo peso saudável é a atividade física que confere muito prazer ao organismo. As endorfinas produzidas durante e depois da atividade também estão associadas à sensação de bem-estar físico. Regulam as emoções, ajudam na redução do estresse, ansiedade, e aliviam as tensões.

Enfim perder peso com saúde, bom humor e sono tranquilo é possível com a adoção de reeducação alimentar e prática de atividade física, sempre orientadas por especialistas da área.

Confira algumas dicas de alimentos que farão a diferença na sua proposta alimentar:

Leite

Um copo de leite morno para você dormir melhor. A temperatura morna do leite é tranquilizante, ajudando o corpo a relaxar. Além disso, o alimento é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse em nosso corpo, preparando-o para o sono.

Iogurte com aveia

É uma combinação rica em proteínas, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B, que promovem um bom trânsito intestinal, ajudam na saciedade e melhoram os níveis de colesterol bom. O iogurte é rico em triptofano, o segundo é um carboidrato que vai ajudar na sua absorção. É uma combinação leve e nutritiva, que fornece uma sensação de bem estar.

Frutas secas (damascos, uva e banana passas)

As frutas secas podem ser uma boa opção para aqueles que têm necessidade de comer algum alimento antes de dormir. Por serem desidratadas, elas possuem uma alta concentração de açúcar e fibras, o que ajuda o corpo a relaxar e estimula o sono. Os carboidratos ingeridos sozinhos ajudam na absorção do triptofano e na produção de serotonina. É preciso ficar atento a quantidade de calorias, o ideal é não exagerar.

Semente de gergelim

Fonte de triptofano, as sementes de gergelim podem ser consumidas em sopas, sanduíches naturais ou mesmo acrescentadas ao iogurte ou salada de frutas. Estas sementes acrescentam proteínas e gorduras mono e poli-insaturadas na sua dieta, gorduras excelentes para a saúde do seu coração.

Nozes e castanhas

As nozes e castanhas possuem gordura monoinsaturada, ricas em ômega-3, estas gorduras mantém a saúde do coração e melhoram os níveis sanguíneos de colesterol. As oleaginosas são ótimas, quando consumidas com moderação, para suprir o cérebro de nutrientes excelentes como o selênio. Quando ingeridas na ceia propiciam uma boa noite de sono.

Frutos do mar e alguns peixes

Contém zinco e selênio que auxilia na diminuição da ansiedade. Também são ótimas fontes de proteína e gordura saudável, ômega-3, essenciais no controle cardíaco.

Banana

A banana é rica em potássio, vitaminas do complexo B, fibras (pectina) e triptofano. Os carboidratos presentes na fruta por si só ajudam na absorção do aminoácido e na produção de serotonina. Os demais nutrientes ajudam no controle da pressão arterial, regulam o intestino e auxilia no controle do colesterol alto. Além da tranquilidade do sono, a banana garante energia. Excelente dica para o dia e para a ceia noturna.

Laranja

Combate o estresse, é um ótimo relaxante muscular, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, fonte de vitamina C e cálcio, que atua como relaxante muscular. É uma fruta energética, hidratante e previne o cansaço. Se você pretende levar uma vida mais tranquila e saudável, não deixe de incluir a laranja no seu cardápio.

Alho

O alho ajuda a reduzir a pressão. Tem também ação adstringente, ajuda a baixar o colesterol e triglicérides. A ansiedade e o nervosismo acumulados podem elevar a pressão arterial.

Cenoura

É rica em betacorotenos, substâncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos, inclusive o sistema cardiovascular e visão.

Alface

O talo da alface tem substâncias como a lactucina e lactupicrina que funcionam como calmantes. Inclua-a em sucos desintoxicantes e saladas cruas.

Pimenta

Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém os capsaicinoides (principalmente a capsaicina) componentes químicos que dão às pimentas sua ardência característica e têm atraído grande atenção devido às suas extensas propriedades farmacológicas, como as atividades anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e anti-obesidade. A capsaicina estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.

Para saber mais sobre os alimentos que o deixará bem fisicamente e tranquilo para encarar o controle de peso de forma saudável agende a sua consulta.

Fonte: Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump; São Paulo: Roca, 2005.

Luo XJ, Peng J, Li YJ. Recent advances in the study on capsaicinoids capsinoids. Eur J Pharmacol. 2011;650(1):1-7.

*Gislaine Cândida Batista Jorge é nutricionista Coordenadora do Programa Nutrição e Saúde/Unimontes. Titular da Sociedade Brasileira de Terapia Nutricional e especialista em Educação em Saúde. 

SERVIÇO 

Atendimento para servidores da Unimontes: Ambulatório de Nutrição Clínica – 9º andar do CAETAN- Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves do Hospital Universitário Clemente de Faria. 

As consultas para servidores podem ser agendadas no SESEST, após consulta médica periódica, pelos telefones (38) 3229 8576/ 8571