Notícias

Rede Primeira Infância busca garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos REPI – MG conta com participação de representantes da Unimontes

By Ascom Unimontes

March 14, 2024

A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, reconhecida como uma instituição de integração regional, está inserida na Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG). Trata-se de um foro de articulação aberto à participação de organizações e pessoas que atuam direta ou indiretamente na promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças de até seis anos de idade, como etapa inicial do desenvolvimento da pessoa humana.

Dentro das ações da REPI-MG, a Unimontes vai acompanhar a elaboração do Diagnóstico da Primeira Infância e dos Planos Municipais para a Primeira Infância (PMPIs) de 19 municípios do Norte de Minas, do Noroeste do estado e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os 19 municípios integram o grupo 1, cujos trabalhos são coordenados pelas representantes da Unimontes, as professoras Jussara Maia de Carvalho Guimarães (assessora do reitor Wagner de Paulo Santiago), Leni Maria Silva Pereira, do curso de Serviço Social, juntamente com Karla Eriely Pereira Magalhães, representante do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams).

Foto: divulgação

As representantes da Unimontes e do Cimams vão acompanhar a elaboração do diagnóstico e dos Planos Municipais para a Primeira Infância dos seguintes municípios do Norte de Minas: Coração de Jesus, Cristália, Espinosa, Fruta de Leite, Guaraciama, Itacambira, Itacarambi, Lassance, Mato Verde, Montes Claros, Pedras de Maria da Cruz, Várzea da Palma, Varzelândia. E ainda nas cidades de Araçuaí, Couto de Magalhães de Minas, Jordânia e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha; Setubinha (Vale do Mucuri) e Buritis (Noroeste de Minas).

Conforme a professora Jussara de Carvalho Guimarães, no mês de abril será promovido em Montes Claros um seminário com os representantes dos 19 municípios do Grupo 1 da RIPE MG, com o objetivo de marcar o inicio da elaboração do diagnóstico e dos Planos Municipais para a Primeira Infância. A elaboração dos dois documentos deverá ser concluída até dezembro deste ano por parte dos municípios.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ministério Público de Minas Gerais (@mpmg.oficial)

O seminário deverá contar com a participação dos prefeitos e secretários municipais de Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Saúde. Também serão convidados vereadores e outras lideranças dos municípios.

Histórico e composição da REPI-MG

Criada em novembro de 2022, a Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG) é uma articulação que envolve educadores e representantes de vária entidades como a Unversdidade Professor Edson Antônio Velano – de Alfenas (Unifenas), o Movimento BH pela Infância e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncime-MG).

A Rede Primeira Infância teve adesão de 108 municípios envolvidos na elaboração dos Planos Municipais da Primeira Infância. Os prefeitos das 108 cidades foram homenageados em evento em Belo Horizonte, no dia 13 de março. A iniciativa teve como objetivo reconhecer e valorizar os chefes de executivos dedicados a implementar políticas voltadas para a garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.

A professora Jussara de Carvalho Guimarães lembra que, até então, das 853 cidades mineiras, apenas duas elaboraram efetivamente os planos municipais para a primeira infância: Alfenas (Sul de Minas) e Jequitinhonha (Vale do Jequitinhonha). A expectativa da REPI-MG é mudar esta realidade, com o incentivo e apoio aos municípios na elaboração dos Planos para a Primeira Infância, buscando assegurar políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, moradia e outros direitos e garantias fundamentais para as crianças de 0 a 6 anos.