Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Reconhecimento: solenidade de homenagem aos benfeitores da Unimontes marcada por emoção

Emoção, gratidão e reconhecimento àqueles que fizeram a história da instituição. Este foi o clima da solenidade oficial de lançamento do selo comemorativo aos 55 anos da Universidade Estadual de Montes Claros, na tarde desta terça-feira (23/5), no campus-sede. Na oportunidade, foi prestada homenagem ao ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond (falecido em novembro de 2016), sendo também homenageados professores e servidores aposentados e egressos da instituição.

Realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), a cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, ao lado do vice-reitor Antonio Alvimar Souza, também presidente da comissão organizadora da comemoração do 55º aniversário do ensino superior público no Norte de Minas.

Foram homenageados 134 professores e servidores técnico-administrativos aposentados. Eles receberam um diploma, no qual é destacado “o reconhecimento pela inestimável contribuição à construção da história do ensino superior no Norte de Minas, contribuindo para a transformação regional e proporcionando um horizonte mais justo e fraterno”.

Confira

HOMENAGEADOS – “Trabalhei na Uni

Professor Romualdo Gonçalves

montes por 22 anos. Entrei na Universidade em 1994, na Escola Técnica de Saúde e em 1996 atuei no curso de Enfermagem no campus da Unimontes. Ministrei as disciplinas de Saúde Pública e de Parasitologia. Sinto orgulho e felicidade por ter convivido aqui com pessoas tão especiais e ser professor em 34 turmas colaborando na formação de mais de mil profissionais de Enfermagem”, depôs, emocionado o professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros, Romualdo Gonçalves de Souza, um dos homenageados nesta terça (23).

Também participante da cerimônia, a professora Márcia Mendes Menezes fez agradecimento especial ao reitor João Canela e enalteceu o trabalho da Universidade em mensagem poética. “Oh, Sertão, grande Sertão, grande Sertão Mineiro! Obrigada por um dia ter me dado a mão. Mas te agradeço, principalmente, porque antes de me receber, nos seu de presente a universidade a quem devo minha profissão. Obrigada Sertão, obrigada pela Unimontes que mora em meu coração”, disse a homenageada.

SELO

Lançado em parceria com os Correios, o selo comemorativo homenageia o professor, médico e ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond, trazendo em destaque uma arte com a imagem dele. A cerimônia contou com as presenças da médica Márcia Queiroz Gonzaga (viúva do educador) e da professora Lourdes de Freitas Drumond (irmã do homenageado), que fizeram agradecimentos à Universidade e enalteceram a dedicação de José Geraldo Drumond à história da Unimontes, que ele dirigiu no período de 1988 a 2002.

Selo comemorativo aos 55 anos da Unimontes presta homenagem ao ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond (in memoriam)

O gerente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), Helder Ferreira Aragão, declarou que é testemunha do trabalho realizado pela Unimontes e da sua contribuição para o desenvolvimento regional. Ressaltou ainda a “parceria intensa” firmada entre a instituição superior e os Correios.

Foram feitas obliterações do selo comemorativo pelos professores e servidores aposentados: Geraldo Edson Souza Guerra, Lúcia Teixeira de Souza e Romualdo Gonçalves de Souza (professores) e Nascimento Ferreira de Freitas (servidor técnico-administrativo). Ainda como homenagem pelos Correios, o selo comemorativo também foi obliterado pelo professor João dos Reis Canela.

Servidora aposentada Maria de Lourdes Corrêa da Cruz recebe homenagem ao lado da neta

Na oportunidade, o reitor destacou o empenho de todos os professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Montes Claros, ressaltando a relevância da atuação dos pioneiros da instituição. “Quero fazer um profundo agradecimento para aqueles que emprestaram a sua competência e dedicação à universidade. Sem essa participação dos seus colaboradores a Unimontes não chegaria ao patamar que se encontra hoje”.

O reitor salientou que toda a comunidade se orgulha do crescimento da Unimontes, que contribui diretamente com o desenvolvimento das regiões onde está inserida. “Sentimos profundamente honrados pela compreensão das pessoas da magnitude do que é a universidade”, disse. Na oportunidade, recebeu homenagem especial do Instituto Iseib, prestada pelo presidente da entidade, José Felipe Oliveira.

Na mesma linha, o vice-reitor Antonio Alvimar Souza chamou a atenção para a importância do reconhecimento do trabalho de professores e servidores que construíram a história da Unimontes, salientando que, mesmo ao se aposentarem, eles devem continuar próximos da instituição. “Podemos dizer que somos um pouco daqueles que já passaram pela Universidade. Precisamos estreitar o vínculo com estas pessoas. Esta casa continua sendo a casa delas”, observou.

Ele lembrou ainda que a Universidade, com suas ações, é marca presente no cotidiano das pessoas nas suas áreas de atuação. “A Unimontes está presente nos momentos da vida das pessoas, seja com as atividades de ensino, pesquisa e de extensão, ou com outras ações como o atendimento prestado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria”, afirmou vice-reitor.

Nesta quarta-feira (24/5), a Universidade Estadual de Montes Claros completa 55 anos. Em 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira de 1989.

—————————-

Fique por dentro da programação no hotsite especial em comemoração aos 55 anos da Unimontes

Acompanhe a Unimontes nas mídias sociais

www.facebook.com/unimontesmg
www.twitter.com/unimontesmg
www.instagram.com/unimontesmg