Conteúdo do Site Antigo

Qualidade confirmada: cursos da Unimontes recebem notas máximas no Enade/2015 do MEC

By DTI

March 08, 2017

Seis cursos da Universidade Estadual de Montes Claros alcançaram nota máxima (5 ou 4) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ano de 2015. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8/3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Foram avaliadas as graduações vinculadas às áreas de Ciências Sociais e Aplicadas.

Quanto ao Índice Geral de Cursos (IGC), no qual a instituição é avaliada pelos cursos que fazem parte da edição do Enade mais os conceitos dos cursos de mestrado e doutorado avaliados pela Capes, a Unimontes manteve o conceito 3 em seu IGC.

“Os resultados alcançados são altamente auspiciosos e animadores. Mais uma vez, o Ministério da Educação, por intermédio do Enade/2015, atesta a qualidade do ensino na Unimontes”, comemora o reitor, professor João dos Reis Canela. “O bom desempenho é compartilhado com todos os professores, servidores técnico-administrativos e, principalmente, com os alunos que foram avaliados”, complementa o reitor.

Conforme os critérios do MEC, as notas máximas variam entre 5 e 4. O conceito Enade é definido com base no rendimento da prova que concluintes fazem ao final da graduação e, ainda, no Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que avalia vários componentes: titulação docente da instituição, projeto político-pedagógico, infraestrutura e desempenho dos concluintes, dentre outros.

No âmbito da Unimontes, destaque para os cursos de Ciências Contábeis (campus de Montes Claros), que obteve o conceito 5, e Administração (Montes Claros e Brasília de Minas), Direito, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (Salinas), que alcançaram a nota 4.

O professor José Henrique Barbosa de Oliva, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, considera a avaliação positiva do curso como resultado de envolvimento direto e comprometido de professores e acadêmicos. “A nossa preocupação é com a excelência do curso e com o melhor preparo dos estudantes – futuros profissionais – da área contábil. A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão também é fator importante nesta conquista, pois a formação acadêmica passa por todas estas áreas imprescindíveis em uma Universidade”, disse o coordenador.

Avaliado pela primeira vez numa edição de Enade, o curso de Tecnologia em Gestão Pública, ministrado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), alcançou o conceito 3 – considerado bom pelos critérios do MEC.

RANKING MINEIRO

Em Minas Gerais, foram avaliados 107 cursos na área de Contábeis e a graduação ministrada pela Universidade Estadual de Montes Claros no campus-sede se destaca com a quinta melhor nota do Estado. Da mesma forma, ganharam destaque os cursos de Direito e de Ciências Econômicas da Unimontes, que aparecem na oitava colocação do ranking mineiro nas respectivas áreas avaliadas no Enade/2015. Conforme os dados do Ministério da Educação, no Estado, foram avaliadas128 instituições e outras 19 que oferecem a graduação em Economia.

O Enade/2015 teve a participação de 447 mil estudantes de ensino superior, com o qual o MEC avaliou 8.121 cursos de 26 áreas, com abrangência em 2.109 universidades, faculdades, institutos e fundações de ensino superior – privadas e públicas. Só 27,9% dos cursos avaliados obtiveram as notas máximas: 4 e 5.