Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Publicação do mestrado em Letras, Revista Araticum alcança conceito B1 em nova avaliação da Capes

Criada em 2010, como publicação para divulgar a produção acadêmica e científica do mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes, a Revista Araticum alcançou o conceito B1 na escala do sistema Qualis de Avaliação de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC). O conceito B1 representa a terceira nota em importância na avaliação da Capes/MEC.

Com periodicidade semestral, a Araticum – www.revistaaraticum.unimontes.br – já reúne 14 edições como foco especial em estudos críticos das Literaturas Língua Portuguesa. O número mais recente foi lançado no primeiro semestre deste ano, com o dossiê “Manifestações do Insólito”. A próxima edição será dedicada integralmente aos estudos sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, com lançamento neste semestre. A chamada para submissão está aberta, com prazo até 30 de setembro.

Coordenador do mestrado em Letras, o professor Osmar Pereira Oliva lembra que recente reformulação na estrutura da revista foi determinante para alcançar este novo conceito. Até então, segundo ele, a Araticum possuía apenas o conceito C, com um intervalo considerável sem publicações – de 2011 a julho de 2016. Um dos diferenciais, observa, está na inserção de trabalhos científicos de professores da Unimontes e de outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

“Em conjunto com os professores do mestrado, conselho editorial, conselho consultivo e do Departamento de Comunicação e Letras, assumimos o desafio de melhorar o conceito Qualis da Revista junto à Capes. Um dos pontos determinantes foi a reformulação dos conselhos e o convite e a participação de renomados professores do Brasil, Estados Unidos, França, Portugal e Espanha nas publicações mais recentes”, complementa o professor Osmar Oliva.

Ele destaca, ainda, o envolvimento direto dos professores Dorival Barreto Souza Júnior e Andréa Cristina Martins Pereira e do bolsista de iniciação científica do CNPq, Leonardo Macedo Freire, no auxílio para a edição da Revista Araticum.