Conteúdo do Site Antigo

Publicação do mestrado em Letras, Revista Araticum alcança conceito B1 em nova avaliação da Capes

By DTI

August 31, 2017

Criada em 2010, como publicação para divulgar a produção acadêmica e científica do mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes, a Revista Araticum alcançou o conceito B1 na escala do sistema Qualis de Avaliação de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC). O conceito B1 representa a terceira nota em importância na avaliação da Capes/MEC.

Com periodicidade semestral, a Araticum – www.revistaaraticum.unimontes.br – já reúne 14 edições como foco especial em estudos críticos das Literaturas Língua Portuguesa. O número mais recente foi lançado no primeiro semestre deste ano, com o dossiê “Manifestações do Insólito”. A próxima edição será dedicada integralmente aos estudos sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, com lançamento neste semestre. A chamada para submissão está aberta, com prazo até 30 de setembro.

Coordenador do mestrado em Letras, o professor Osmar Pereira Oliva lembra que recente reformulação na estrutura da revista foi determinante para alcançar este novo conceito. Até então, segundo ele, a Araticum possuía apenas o conceito C, com um intervalo considerável sem publicações – de 2011 a julho de 2016. Um dos diferenciais, observa, está na inserção de trabalhos científicos de professores da Unimontes e de outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

“Em conjunto com os professores do mestrado, conselho editorial, conselho consultivo e do Departamento de Comunicação e Letras, assumimos o desafio de melhorar o conceito Qualis da Revista junto à Capes. Um dos pontos determinantes foi a reformulação dos conselhos e o convite e a participação de renomados professores do Brasil, Estados Unidos, França, Portugal e Espanha nas publicações mais recentes”, complementa o professor Osmar Oliva.

Ele destaca, ainda, o envolvimento direto dos professores Dorival Barreto Souza Júnior e Andréa Cristina Martins Pereira e do bolsista de iniciação científica do CNPq, Leonardo Macedo Freire, no auxílio para a edição da Revista Araticum.