Sub-projeto junto a crianças mostra a importância de se prevenir contra a dengue (foto: Christiano Jilvan)

Conteúdo do Site Antigo

Projetos do Pibid são apresentados em mostra durante o Fórum

By DTI

September 25, 2014

Dentro do 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) acontece nos três andares do prédio 2, do Campus Universitário, a mostra dos subprojetos e trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos nas escolas públicas de educação básica e que fazem parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência (PIBID) no âmbito da Unimontes.

A prevenção e o combate à dengue foi um dos subprojetos expostos. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Antônio Canela, com a participação de 40 alunos do curso de Geografia, dentro da disciplina “Educação para a promoção da saúde”. Conforme a professora Iara Maria Costa Silveira, coordenadora do subprojeto, os alunos realizaram atividades preventivas contra a dengue junto aos moradores de seis bairros próximos ao educandário (região do Bairro Jardim São Geraldo e do Conjunto Chiquinho Guimarães).

Os resultados das atividades junto à comunidade foram apresentados pela comunidade. Segundo a acadêmica Jéssica Ingrid Silva, do oitavo período de Geografia, os alunos bolsistas do Pibid foram de casa em casa para saber como as pessoas se previnem contra a enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, verificando também a ocorrência de casos de dengue.

Na sequência, eles desenvolveram um trabalho de orientação da comunidade sobre as medidas preventivas. Uma das práticas mais eficientes é evitar o lançamento de lixo ao ar livre e manutenção de garrafas e vasilhames nos quintais que possam servir de foco para o transmissor da dengue.

Também foram apresentados diversos trabalhos relacionados com as artes, teatro, meio ambiente, qualidade de vida e outras áreas promovendo a integração entre os bolsistas, alunos do ensino fundamental e médio e a comunidade.

“A grande relevância do Pibid é que permite a prática da docência usando o lúdico como ferramenta para promover o conhecimento”, afirma a professora Maria Imaculada Bento, coordenadora de um subprojetos do programa. A equipe de universitários coordenados por ela realiza ações junto aos alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) do bairro Maracanã.