Notícias

Projetos apoiados pela Inemontes são aprovados no Programa Centelha, do Governo de Minas

By Ascom Unimontes

May 19, 2023

Três projetos apoiados pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram selecionados no âmbito de edital do Programa Centelha, iniciativa do Governo do Estado, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Minas Gerais.

Foram aprovados 25 projetos dentro do Centelha, entre os quais, duas propostas incubados pela Inemontes. Um deles é do empreendedor Igor Brandi, que ficou em oitavo lugar com o projeto “Suplemento contra subnutrição e anemia infantil”.

Após sucesso, Inemontes seleciona mais empresas para a incubadora. Foto: Neto Macedo/Ascom.

Em 14º lugar, ficou a proposta “Produtos tecnológicos bioinseticidas para controle de pragas urbanas”, de autoria do professor e pesquisador Dario Alves de Oliveira, professor do curso de Ciências Biológicas e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da instituição, juntamente com o empreendedor Elio Gomes Fernandes.

Também apoiada pela Inemontes, a equipe da Clínica de Reabilitação, da incubada Cristina Paixão Durães, foi classificada na suplência do Centelha. O projeto visa a produção de próteses bucomaxilofaciais para a reabilitação de pacientes com perdas de tecidos na região da cabeça e do pescoço, após serem submetidos a cirurgias oncológicas.

O Programa Centelha foi implementado pelo Governo de Minas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com a Financiadora Nacional de Inovação e Pesquisa Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conta ainda com a parceria do em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

A diretora executiva da Inemontes, professora Sara Goncalves Antunes de Souza, destaca a importância da aprovação dos projetos da instituição no âmbito do Programa Centelha. “Este é um momento de muita alegria para toda a nossa equipe. Afinal, é a confirmação de que nosso trabalho de acompanhamento dos incubados está no caminho certo. Também é uma demonstração de que os empreendedores foram capazes de passar pelo crivo de avaliadores nacionais que, como nós, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, viram potencial nesses empreendimentos”, avalia.

A professora Sara Antunes salienta que o fato comprova que o processo de divulgação dos editais da Fapemig no Norte de Minas, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, tem apresentado bons resultados. Ela lembra que a Inemontes foi reconhecida ,em março deste ano, com menção honrosa da Fapemig nosso trabalho de organizar eventos de apresentação dos editais voltados para relação universidade empresa ou de apoio a empreendimentos.

A partir de agora, explica a diretora executiva da Inemontes, os responsáveis pelas propostas aprovadas no edital do Centelha receberão um acompanhamento para desenvolver seus projetos, além de recursos financeiros. “Os empreendedores terão uma excelente oportunidade para colocarem seus produtos no mercado. Além disso, claro, poderão continuar contando com a Inemontes. Contudo, agora como graduados. ou seja, empreendimentos que já cumpriram o processo de incubação e seguem para a competição no mercado”, informa a professora Sara Antunes.

Objetivo do Programa Centelha

O Programa Centelha estimula o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), a geração e fomento de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Minas Gerais.