Atividades são desenvolvidas junto a pacientes internados no HUCF
Depois de dois anos de suspensão, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o Projeto Sensibilizarte voltou às suas atividades no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) envolve acadêmicos da instituição, que levam aos pacientes internados no HUCF atividades artísticas e lúdicas.
Foram abertas inscrições para a seleção de estudantes voluntários do Sensibilizarte. Podem participar do processo seletivos alunos interessados de todos os cursos de graduação da universidade. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo link: https://forms.gle/WRfCz8Xu4rEoFJbW9
A seleção será feita neste sábado (11/06) pela equipe do projeto, às 18 horas, no segundo andar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede.
A iniciativa usa a arte como instrumento para humanização na formação e no cuidado em saúde. As atividades artísticas e lúdicas do Sensibilizarte são desenvolvidas pelos acadêmicos voluntários em quatro frentes de trabalho: artesanato, música, contação de histórias e palhaçoterapia. Serão selecionados nove voluntários para palhaçoterapia (seis) e contação de histórias (três).
O projeto Sensibilizarte, que surgiu a partir de iniciativa de acadêmicos do curso de Medicina, é vinculado à Coordenadoria de Extensão Cultural, da Pró- Reitoria de Extensão da Unimontes.
A ação é coordenada pelo professor Leonardo Silva Alves, do Departamento de Artes. Conta também com a colaboração de outros voluntários como a professora e artista plástica Cecilia Schmidt, responsável pela capacitação da frente de artesanato. Também atua como voluntário o artista circense Bruno Rodrigues Vieira, que ministra a capacitação da frente de palhaços.Outros voluntários são as professoras Nelcira Durães e Elenice Geralda de Aquino, da frente de contação de histórias. A frente de música conta com o apoio do professor Igor Coimbra, do curso de Música (Departamento de Artes).
Os acadêmicos participantes do Sensibilizarte, na maioria, são dos cursos de graduação da área de saúde (Medicina, Enfermagem e Odontologia). Mas, a iniciativa envolve também estudantes de outros cursos como Artes e Pedagogia.