Investimento em pesquisa, tecnologia e inovação. O espaço multimídia do Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, será ampliado com a aprovação do projeto de pesquisa intitulado “Museu Vivo: Patrimônio, Cultura e História do Norte de Minas pelas Mídias Digitais” elaborado pela historiadora Maria Clarice Rodrigues de Souza, com a participação das colaboradoras Karine Rodrigues Dias e Mônica Lafetá.
O projeto foi aprovado no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig). O recurso no valor de R$ 150 mil será aplicado na modernização do Espaço Multimídia e no desenvolvimento de pesquisas, além da ampliação e atualização do banco de dados, desenvolvimento de programas, atividades e ações que utilizem o patrimônio cultural da região como recurso educacional e de inclusão social.
“A proposta é de atualizar o banco de dados e imagens do Museu Regional a partir de visitas a 93 municípios do Norte de Minas. Com isto, poderemos ampliar a pesquisa e o seu alcance e permitir que a população tenha mais conhecimento sobre a história e as manifestações culturais de nossas cidades”, relatou a coordenadora do projeto e historiadora Maria Clarice de Souza.
O roteiro de visitas iniciará em janeiro próximo. Os pesquisadores pretendem reunir o maior acervo possível do ponto de vista histórico-cultural do Norte de Minas, além de fazer um levantamento do patrimônio físico das cidades. Todo o material coletado será adicionado a um software para fins de conhecimento, identificação, preservação e divulgação e, em seguida, colocá-lo à disposição da comunidade na sede do Museu Regional do Norte de Minas/Unimontes.
Para a diretora do Museu, professora Marina Ribeiro Queiroz, o investimento no espaço multimídia é de uma importância ímpar. “O Museu Regional é um instrumento valoroso de conhecimento em nossa região e esse investimento é muito benéfico, pois vai enriquecer o espaço multimídia que é um dos mais visitados”, pontuou.
VISITAÇÃO – O Museu Regional da Unimontes funciona no corredor cultural de Montes Claros (centro da cidade) – Rua Coronel Celestino, na chamada parte antiga. O funcionamento é de terça a sexta, sempre de 8h às 17h30. No segundo domingo de cada mês, o espaço também é aberto ao público, de 9h às 13 horas.
Para o agendamento de visitas coletivas como de escolas públicas, particulares e grupos de associações e entidades – de Montes Claros e região –, a marcação acontece por telefone (38) 3229-8590.
SERVIÇOMuseu Regional do Norte de Minas – UnimontesHorário de funcionamento: 8 às 17h30Dias da semana: de terça a sexta-feira e no segundo domingo de cada mês.Visitação: gratuita e por agendamento (grupos)Local: Corredor Cultural – Rua Coronel Celestino, Nº 75, CentroTelefone: (38) 3229-8590