Conteúdo do Site Antigo

Projeto comemora os 159 anos de Montes Claros com encontro de bateristas em espaço público

By DTI

June 30, 2016

Já imaginou uma espécie de orquestra somente com bateristas? E no meio de um espaço público com a participação gratuita da comunidade? É o que propõe o projeto “Bateras na Praça”, que acontecerá primeira vez neste domingo, a partir das 10 horas, junto à Feirinha de Artesanato de Montes Claros (Praça da Matriz, Centro). A iniciativa é do professor Marco Neves, bolsista do projeto BioEducar, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte das comemorações pelos 159 anos de aniversário do município (3 de julho).

Instrumentista há 31 anos, Marco revela que a ideia surgiu de uma experiência própria em Brasília/DF onde foi um dos 300 bateristas participantes do festival “100% Brasil” – promovido pelo instrumentista Dinho Verdade. Nesta edição, o evento teve como convidados, por exemplo, os bateristas do Barão Vermelho (Guto Goffi) e do Sepultura (Igor Cavalera).

MOTIVOS

A primeira edição dos “Bateras na Praça” reunirá de oito a dez instrumentistas de Montes Claros, Bocaiuva e Belo Horizonte. “Há vários objetivos nesta primeira experiência: além de divulgar e valorizar a bateria como instrumento, a gente quer mostrar ao público uma série de ritmos que estão intimamente ligados à percussão”, disse Marco, mestre em música (UFPB) e doutor em Antropologia Cultural (UERJ). No “cardápio musical” estão os ritmos brasileiros, além do pop, rock ‘n roll, funk americano e jazz, dentre outros.

Outro diferencial, completa Marco, está na possibilidade de tornar a bateria acessível às pessoas que têm certa aptidão para a música, em especial crianças e jovens que já despertam o interesse em tocar o instrumento. “Vamos divulgar, ainda, o trabalho dos bateristas locais”, revela Marco, que na carreira de músico profissional passou pela banda Virna Lisi e atualmente integrante do Mecenas Quarteto (Jazz).

A proposta do projeto é, a partir desta primeira experiência, realizar novos encontros uma vez a cada mês, de forma itinerante, a partir de demandas para outras praças públicas e com bateristas de outras cidades da região e do estado como convidados – inclusive mulheres. Dentre os participantes estão Léo Marco, Léo Batera (Bocaiúva), Arley Nogueira, Leonardo Machado, Matheus Leite, Islive, Cyrano Almeida (Belo Horizonte) e Lucílio Ribeiro, dentre outros.