Conteúdo do Site Antigo

Programação especial marca aniversário do ensino superior nos campi da Unimontes

By DTI

May 27, 2011

Com programação especial, os campi da Universidade Estadual de Montes Claros no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha comemoraram os 49 anos da presença do ensino superior na região,   com a realização de cultos ecumênicos e diversas atividades. A comemoração acontece neste mês, tendo em vista que,  em 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes, por intermédio da Constituição Mineira de 1989.

“Essa comemoração é fruto da ação de visionários que, no início da década de 60, conseguiram entender e colocar em prática que o crescimento de uma sociedade acontece através da educação”, ressalta o reitor João dos Reis Canela. Ele destacou que, em virtude dessa ação pioneira no Norte de Minas, é que hoje a Unimontes contabiliza mais de 43 mil profissionais graduados, uma vasta folha de serviços prestados a sociedade, não só por intermédio do ensino, mas também nas áreas de pesquisa e extensão. “Esse resultado só é possível graças à determinação, vontade e perseverança de professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, além do apoio da sociedade e das autoridades”, pontua.

A abertura das comemorações ocorreu  terça-feira (24/05),  com um culto ecumênico no campus-sede em Montes Claros. Idêntica atividade foi realizada nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

 

 

 

 

 

Campi de Janaúba, Pirapora, São Francisco, Januária e Salinas, respectivamente (Divulgação)

  A Unimontes conta com 1.358 professores. Cerca de 40% deles são mestres e doutores. A perspectiva é de aumentar esse percentual, tendo em vista os investimentos feitos na capacitação docente e na melhoria da qualidade do ensino.  Atualmente,  288 professores estão em processo de titulação (148 mestrandos e 140 doutorandos).

A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida observa que as comemorações representam a oportunidade para valorizar o trabalho dos construtores da história da FUNM e da Unimontes ao longo dos anos. “A nossa universidade é o resultado do esforço coletivo em prol da melhoria das condições de vida da sociedade, através da ferramenta mais poderosa de transformação, que é a educação”, concluiu a vice-reitora.

Confira fotos das comemorações nos Campi.