Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Programação cultural e artística movimenta Museu Regional com o “A gosto da Unimontes”

A oficina de Origami no Museu Regional atraiu o interesse de professores e servidores.

Dentro da programação do projeto “A gosto da Unimontes” – que neste ano chega à 5ª edição – e das tradicionais Festas de Agosto, o Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Unimontes, ofereceu durante a semana uma série de oficinas para a comunidade. As atividades, como as ventanias de agosto, trazem como lema nesta edição “Unimontes, Conhecimento e Cultura Popular”. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio das Coordenadorias de Extensão Cultural e de Extensão Comunitária, e da diretoria do Museu Regional – com o apoio da Reitoria e do Governo de Minas. 

Ainda na segunda-feira, os inscritos participaram da oficina Construção de Brinquedos com garrafa Pet, ministrada pelo professor José Roberto Lopes de Sales. “Há uma série de objetos que surgem a partir da reciclagem. Além da questão ambiental, você pratica cidadania no reaproveitamento daquilo que anteriormente servia apenas para descarte”. 

Na quarta-feira (19/8), os “oficineiros” aprenderam a produzir caixas decoradas, com a professora Norma Rocha Cerqueira. Duas oficinas promovidas na sequência foram os destaques na quinta-feira. 

Pela manhã, a professora Dilma Marques Silveira Klem trouxe ao público o hibridismo: arte e cultura regional. À tarde, a professora Stephanie Biah Cerqueira revelou os segredos da arte japonesa de dobrar papel, o conhecido Origami. “Pra mim é uma terapia, uma oportunidade de aprender algo novo que ocupe a mente”, confessa a professora do curso de Administração (Unimontes), Josiane Costa Malta Sindeaux. 

A acadêmica Romária Rodrigues Rocha, da Pró-reitoria de Extensão da Unimontes também aproveitou a oportunidade e se inscreveu no curso. “Prefiro aprender alguma coisa nova ao invés de já comprá-la pronta. Por isso, me inscrevi no curso”. 

Ainda na programação do “A gosto da Unimontes”, neste sábado acontece a última oficina, com construção de brinquedos com garrafa pet, com o professor José Roberto Lopes, de 14h às 17h, no Museu Regional. 

FESTAS DE AGOSTO 

As Festas de Agosto de Montes Claros, que movimentam a cidade, se estendem até o próximo domingo. Os eventos são comandados pelos grupos de catopés, marujos e caboclinhos. Nesta sexta-feira, às 19h, inicia-se o cortejo para levantamento do Mastro do Divino Espírito Santo, na Igreja do Rosário (Praça Portugal, Centro). Cyro Araújo e Yuri Popoff são as atrações musicais da noite. 

Na abertura oficial, segunda-feira (17/8), a Unimontes prestou homenagem da Unimontes aos mestres dos ternos de catopés, marujos e caboclinhos, personagens principais das Festas de Agosto de Montes Claros. Foram homenageados João Pimenta dos Santos, o mestre Zanza, presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos e comandante do Terno de Nossa Senhora do Rosário; José Expedito Cardoso do Nascimento, o mestre Zé Expedito, responsável pelo Terno de São Benedito; e Antônio Ferreira Silva, o mestre “Tone Cachoeira”, chefe de um dos grupos de “Marujada”. 

Também foi prestada homenagem a Maria do Socorro Pereira Domingos, a “Cacicona”, mestre do grupo de Caboclinhos. Socorro assumiu o posto nas Festas de Agosto em 2008, com o falecimento do seu pai, Joaquim Pereira da Silva, o “Joaquim Poló”. 

A exposição “Integrarte”, que teve início na primeira semana de agosto, também faz parte do evento. O trabalho acontece em parceria com a Associação dos Artesãos do Núcleo de Artes Montes Claros – vinculada ao Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez. A série de trabalhos é inspirada na tradição das “Festas de Agosto”. Até o dia 31 de agosto, o público poderá visitar uma mostra com aproximadamente 60 trabalhos, entre pinturas em telas, esculturas, luminárias, móbiles e oratórios produzidos por artistas da cidade e região.