Os acadêmicos seguiram viagem na manhã desta sexta-feira

Conteúdo do Site Antigo

Programa Unimontes Solidária atende Serranópolis de Minas e Fruta de Leite

By DTI

July 06, 2012

Os moradores da área urbana e da zona rural dos municípios de Serranópolis de Minas e Fruta de Leite (Norte de Minas) vão receber, até o próximo dia 15, uma série de atividades voluntárias desenvolvidas por acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros. As ações acontecem dentro do Programa “Unimontes Solidária”. No período de 18 a 26 de Julho, também serão atendidos os municípios de Claro dos Poções e São João do Paraíso. O programa completa 10 anos de atividades em 2012, quando se comemora também o cinqüentenário da Unimontes.

A 192 quilômetros de Montes Claros, Serranópolis de Minas tem 4.425 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 2,6 mil residentes na zona rural (60,9%). Em Fruta de Leite, a 188 quilômetros do campus-sede, o perfil é o mesmo: 3.904 (65,2%) dos 5.940 moradores estão na zona rural.

Cada cidade receberá um grupo de 35 acadêmicos supervisionados pelos professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão. A saída das delegações aconteceu na manhã desta sexta-feira (06/07), do campus-sede. Ao todo, a edição do Unimontes Solidária neste mês reunirá 140 alunos dos diversos cursos de graduação da instituição.

Conforme explica o professor Gilson José Fróes, seguindo as metas do programa, serão realizadas nos dois municípios diversas atividades nas áreas de promoção da saúde, educação, meio ambiente, esporte e lazer, cidadania e arte. Entre outras ações, estão previstas palestras sobre prevenção de doenças, hipertensão, obesidade e gravidez na adolescência, aferição de pressão arterial, rua de lazer, iniciação em língua inglesa e espanhola, além de orientação sobre acesso à justiça, direitos e cidadania e palestras sobre escovação e aplicação de flúor.

“A proposta da Unimontes com o programa é de desenvolver atividades voltadas para a inserção social, o que permite aos acadêmicos uma ampliação do conhecimento sobre a realidade na qual estão inseridos”, explica o professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE.

“Através do Unimontes Solidária, o conhecimento produzido na universidade é colocado a serviço da comunidade, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática”, finaliza.SERVIÇOPrograma Unimontes SolidáriaPERÍODO: 6 a 15 de julhoONDE: municípios de Serranópolis de Minas e Fruta de LeiteBENEFICIADOS: moradores da área urbana e da zona ruralINFORMAÇÕES: Coordenadoria de Apoio ao Estudante: (38) 3229-8164 e cae@unimontes.br