Conteúdo do Site Antigo

Programa “Proidoso” incentiva a qualidade de vida e bem estar nos PSFs

By DTI

March 11, 2014

Com diversos parceiros, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve um projeto-piloto para o bem estar e promoção da saúde na terceira idade no Norte de Minas. Trata-se do Programa de Saúde do Idoso, o “Proidoso”, que é dirigido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Programas de Saúde da Família (PSF).

Neste primeiro momento, são beneficiados grupos de 40 pessoas em três municípios da região: Montes Claros, Mirabela e Patis. Os trabalhos se estenderão até dezembro próximo e, diante de resultados bem sucedidos, serão expandidos para outras cidades.

O “Proidoso” é desenvolvido conjuntamente pelo departamento de Educação e, pelo departamento de Educação Física e do Desporto, Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação e Saúde na Diversidade (Gepeds), Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), do Hospital Universitário Clemente de Faria, e Pró-Reitoria de Extensão.

Também são parceiros as respectivas secretarias municipais de saúde, Faculdades Unidas Norte de Minas (Funorte), 10º Batalhão da Polícia Militar, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Clube Pequizeiro (Mirabela), Clube Gonzagão (Patis) e a Fundação Sant`Ana (Patis).

Atividades

Os trabalhos tiveram início em setembro de 2013 com benefício direto a homens e mulheres já cadastrados nas unidades de PSF do Bairro Jardim Palmeiras, em Montes Claros, e nos PSFs das cidades de Patis e Mirabela. Dentre as atividades relacionadas estão hidroginástica, alongamento, caminhada e ações culturais e de lazer, além de exames e consultas.

Da coordenação, a professora Maria das Graças Mota Mourão explica que o piloto do programa será dirigido a grupos reduzidos, uma vez que ao final dos trabalhos haverá um estudo comparativo sobre as melhorias na qualidade de vida dos atendidos. A equipe reúne professores, pedagoga, médica e psicóloga.

“O “Proidoso” tem como base a integração entre o ensino (módulos de capacitação), pesquisa (estudo comparativo) e extensão (atendimento comunitário). O que vemos hoje são sorrisos. A boa aceitação até aqui é uma evidência para ampliá-lo ao final deste projeto-piloto”, explica a professora Maria das Graças.

Serviço“Pró-Idoso”Projeto de Saúde e bem estar para a terceira idadeLocais: Unidades do PSFs em Montes Claros, Mirabela e PatisPúblico: grupos de 40 idosos em cada sedeInformações: