O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Ensino Superior (SESu) e Capes, fará aplicações do teste de nivelamento em língua inglesa (TOEFL ITP) para alunos de graduação, de mestrado e doutorado de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais, além de alunos inscritos em editais do Programa Ciência sem Fronteira.
Também serão contemplados os servidores ativos dos institutos e universidades federais. Essa iniciativa permitirá ao candidato conhecer sua proficiência em língua inglesa e o resultado do exame – ou score –, poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciências sem Fronteira (CsF) para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais.
Poderão participar das aplicações alunos das 62 universidades federais, 29 institutos federais e 19 universidades estaduais credenciadas como Centros Aplicadores do Programa IsF, entre os quais a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O período de inscrições se estenderá até o dia 24 de novembro, sendo que as aplicações serão realizadas no período de 30 de agosto a 30 de novembro. Na Unimontes, as aplicações ocorrerão entre os dias 13 de setembro a 30 de novembro.
O aluno poderá acessar o site isf.mec.gov.br para realizar a inscrição. Para isso, ele deverá estar regulamermente matriculado nos referidos cursos. A outra opção, é acessar a página eletrônica: isfaluno.mec.gov.br . Ao acessar deverá seguir o link inscrição centro aplicador e, em seguida, solicitar primeiro acesso.
As aplicações na Unimontes ocorrerão nas seguintes datas e locais 13, 14, 20 e 21 de setembro; 18 e 19 de outubro e 22 e 30 de novembro, no campus-sede. A coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da Unimontes é a professora doutora Hejaine de Oliveira Fonseca. Mais informações pelo e-mail isf@unimontes.br.
O Centro Aplicador (CA) é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as instituições de ensino superior, MEC/SESU, Capes e Mastertest (certificadora do TOEFL ITP no Brasil) para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras e às universidades públicas brasileiras, com o objetivo de realizar um mapeamento da proficiência em língua inglesa dos alunos dessas instituições.
IsF – O Programa Inglês sem Fronteira visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa.